Incêndio destrói área de 10 hectares em morro no entorno do Cemitério da Saudade
As equipes da 1ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros de Poços de Caldas tiveram muito trabalho 7, na noite desta quinta-feira, 2para combater um incêndio em vegetação no morro que se estende desde o Cemitério da Saudade, no bairro Centenário até as mediações do 29º Batalhão de Polícia Militar, no bairro Santa Augusta.
De acordo com os bombeiros o incêndio teve início por volta das 17h. A vegetação seca facilitou que as chamas se espalhassem rapidamente oferecendo riscos para as residências próximas a rua Beira Linha, Velório Municipal e também na sede do 29º BPM.
Diante do risco, o combate às chamas foi concentrado nestas localidades. Os bombeiros utilizaram sopradores e abafadores nas áreas mais acessíveis, uma vez que o terreno é irregular e também oferecia riscos aos bombeiros.
Após cinco horas de intenso combate, o incêndio foi debelado completamente por volta das 22h.
Devido ao horário e por causa da escuridão não foi preciso dimensionar com exatidão a extensão da área atingida, mas os bombeiros estimam que o fogo consumiu uma área superior a 10 hectares, ou seja, uma área maior que dez campos de futebol.
A fumaça decorrente aos incêndios em vegetação nos últimos dias, principalmente os criminosos, aliada ao clima seco e a baixa umidade relativa do ar tem contribuído para a piora da qualidade do ar na cidade.
Consequentemente contribuindo para o aumento de doenças respiratórias em crianças e idosos, além dos danos ambientais causados pelos incêndios.