Incêndio em vegetação ameaça fábrica de doces em Andradas.
A equipe do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros de Andradas combateu na noite desta segunda-feira, 10, um incêndio em uma vegetação próxima a uma fábrica de doces na rua Barros, na Vila Manoel.
De acordo com os bombeiros a equipe foi acionada por volta das 21h30. No local os militares constataram que o fogo estava concentrado ao fundo da fábrica, onde havia grande acúmulo de madeiras entre a vegetação e a edificação,
Após análise da situação, os bombeiros concluíram que o incêndio não oferecia risco para às residências no entorno, e principalmente á pessoas.
Após algumas horas de combate foi eliminado o risco à edificação, porém devido a falta de visibilidade por causa do período noturno e às características do terreno, não foi possível entrar nas dependências da área para combater os focos que ainda existiam devido à falta de segurança para a equipe..De acordo com os bombeiros foi realizada uma nova avaliação em todo o perímetro da área incendiada e foi constatado que os focos remanescentes não ofereciam riscos a nenhum imóvel ou pessoa.
Durante toda a madrugada os militares estiveram de prontidão, monitorando a área caso houvesse alguma mudança na situação.
Na manhã desta terça-feira, uma nova equipe foi até o local para extinguir os focos remanescentes. A ação foi estendida até o início da tarde.
Queimadas na estiagem
Em pleno período de estiagem, propício para as queimadas o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais orienta a população quando aos riscos:
- Evite atitudes que possam causar incêndios.
- Ao fazer a limpeza de lotes ou terrenos vagos, opte sempre pela capina ou roçamento. Nunca utilize o fogo, pois se ele fugir ao controle e atingir uma área com vegetação, pode se tornar um grande incêndio.
- Ao deixar locais de camping, certifique-se de que as fogueiras foram totalmente apagadas. Se possível, aplique uma boa quantidade de água ou terra/areia.
Crime ambiental
Segundo a Lei Federal 9.605/98, que tipifica os Crimes Ambientais, provocar incêndio em mata ou floresta é crime, com previsão de pena de reclusão de 2 a 4 anos e multa.