Instabilidade atmosférica provoca chuva de granizo na região

Motoristas e moradores de cidades do Sul de Minas e Interior Paulista registraram nas redes socais os efeitos da chuva de granizo que caiu sobre a região nesta sexta-feira, 25.
No Sul de Minas a chuva de granizo foi registrada na zona rural de Andradas, Alterosa, Muzambinho, Monte Santo de Minas e ainda às margens da Rodovia Fernão Dias em São Gonçalo do Sapucaí. Os motoristas ficaram impedidos de seguir viagem por conta da quantidade de gelo na pista.
Em Ibitiura de Minas, a força do vento derrubou uma palmeira em uma rua do centro. Não houve feridos.
De acordo com os meteorologistas Anete Fernandes e Claudemir Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em Belo Horizonte-MG, a chuva de granizo foi provocada por uma instabilidade atmosférica.
O fenômeno é consequência do sistema atmosférico que avançou pelo litoral, transportando umidade para grande parte de Minas Gerais.
Tanto é que, pela manhã o INMET emitiu um Alerta Amarelo para o risco de chuva de granizo para 350 cidades em Minas Gerais, São Paulo no Rio de Janeiro.
O avanço da umidade pelo Estado, aliado a uma área de instabilidade juntamente com a umidade com uma área de baixa pressão, temperaturas baixas e médios níveis da atmosfera, com uma chuva passageira, acabaram provocando a chuva de granizo. “A expectativa é de que a chuva rápida permaneça na região até por volta das 21h e depois disso não teremos mais chuva, uma vez que ainda estamos no período de estiagem”, explicou a meteorologista Anete Fernandes.