DiversosMeio AmbienteNotíciasPolítica

Instalação de antenas de telefonia nos bairros é interrompida

Após várias reclamações de moradores do Jardim São Paulo que ficaram indignados com a instalação de uma antena de telefonia móvel em uma das pracinhas do bairro a Prefeitura informou na tarde desta quarta-feira, 30, que os serviços foram interrompidos temporariamente. Uma empresa de telefonia chegou a abrir um buraco no meio da pracinha para instalar uma antena de retransmissão de dados.

Empresa terá que reparar os locais onde já havia iniciado as obras para instalação do equipamento – foto Poçoscom.com

Mesmo com decreto autorizando o serviço, o prefeito Sérgio Azevedo esteve no local e pediu a imediata suspensão dos trabalhos e a recomposição dos estragos feitos, já que o plano de ação deveria ter sido encaminhado à prefeitura antes do início das obras. “Não haverá instalação de torre alguma, serão instaladas antenas (biosites), com aparência praticamente igual a de um poste de iluminação, com 16 metros de altura, o que causa menor impacto urbanístico em comparação às tradicionais torres de telefonia”, reforçou o prefeito.

O decreto sobre a instalação das antenas, publicado no dia 25 de setembro deste ano (13.106), visa melhorar a prestação dos serviços de telefonia para a toda a cidade. O biosite é um modelo sustentável de antena para ampliar a cobertura de rede. A ideia é não agredir a paisagem e reduzir o impacto visual ao mesmo tempo em que se melhora a qualidade no serviço de dados, uma vez que os biosites são livres de qualquer fio e capazes ainda de convergir com iluminação pública, transmissão de telecomunicações e com câmeras de segurança, proporcionando maior vigilância nos bairros.  

De acordo com a Prefeitura, este modelo de antena já foi instalado com sucesso em várias cidades. No Parque do Ibirapuera em São Paulo, e também na Barra da Tijuca e Lagoa Rodrigo de Freitas, ambos no Rio de Janeiro, foram registradas melhorias na transmissão de dados, e principalmente, no que diz respeito à segurança, com o monitoramento feito pelas câmeras.

Ainda segundo a Prefeitura, a instalação dessas antenas nos espaços públicos vai proporcionar todas essas melhorias para o cidadão que quer segurança e depende das novas tecnologias. Esse projeto é fundamental para os serviços 5G e funciona como uma proteção à instalação das torres (ERBs – Estações Rádio Bases), essas sim, podem ser instaladas conforme lei federal, em qualquer propriedade particular, como no terreno do seu vizinho.

A prefeitura exigiu a recuperação de todos os locais em que a empresa já iniciou as obras e vai aguardar a apresentação do projeto de instalação das antenas, por parte da empresa, para analisar todos os impactos, e só depois, autorizar a execução dos serviços.

A instalação de antenas em espaço público causou preocupação entre os vereadores Paulo Tadeu D´Acardia, Maria Cecília Opípari e Joaquim Alves, que analisam o caso para saber se acionam o Ministério Público para que as obras sejam embargadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.