Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

Instituto Alcoa forma turma de jovens em programa de empreendedorismo

Mais 29 alunos de escolas municipais, estaduais e particulares de Poços de Caldas concluíram as atividades do Programa Miniempresa, promovido pelo Instituto Alcoa. O encerramento foi marcado com uma confraternização no dia 18 de dezembro.

Os alunos 44ª turma do Programa Miniempresa frequentam as atividades do Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento de Poços de Caldas (CEDET). Durante os três meses do Programa, com o suporte de colaboradores da Alcoa, que atuaram como conselheiros voluntários, eles aprenderam a planejar e administrar uma empresa, no caso, uma fábrica de cabides de alumínio.

Miniempresários durante produção de cabides de alumínio

O Programa agradou não apenas aos jovens participantes, mas também aos pais. Em carta enviada à Alcoa, Valquíria, mãe da jovem Beatriz Barbosa, agradeceu a todos os envolvidos na realização do Miniempresa por terem feito a diferença na vida de sua filha e dos outros alunos. “Foi maravilhoso ver minha filha amadurecendo tanto”, disse Valquíria. “Às vezes, ela parecia um adulto falando e até eu aprendi alguns termos técnicos. A minha palavra é Gratidão!”.

Além de despertar o espírito empreendedor nos jovens, o Programa estimula o voluntariado. Todos os anos, os recursos da simulação de impostos da miniempresa são revertidos para a aquisição de produtos para ajudar uma instituição da cidade, escolhida pelos alunos. Este ano, com os R$ 3.849,30 de impostos sobre a venda de 1.866 cabides, foram adquiridos produtos de higiene pessoal e limpeza, alimentos e presentes para as crianças dos Lares Filhos da Benção e Fonte de Vida. A entrega foi realizada por parte dos alunos, juntamente com Emily Caetani, conselheira de Recursos Humanos, e Marcelo Fratezi, da Junior Achievement.

Sobre o Miniempresa

Realizado desde 1992, por meio da parceria entre o Instituto Alcoa e a Junior Achievement – associação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada – o Programa Miniempresa tem como objetivo desenvolver o espírito empreendedor entre os jovens, com idade entre 14 e 16 anos, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio. Eles contam com o apoio de colaboradores da Alcoa, que atuam como conselheiros nas áreas da Presidência, Marketing, Financeiro, RH e Produção.

Em Poços de Caldas, o Programa já atendeu, nestes 27 anos, cerca de 1.300 jovens de escolas da cidade, de Divinolândia (SP) e Andradas (MG).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *