Ladrões furtam fiação e equipamentos de reservatório do DMAE

O Reservatório do DMAE, instalado no Jardim Europa foi invadido por ladrões na manhã desta quarta-feira, 2. Os bandidos levaram fiação de cobre e equipamentos utilizado para a operação remota do reservatório.
O reservatório é responsável pelo abastecimentos de residências e comércios dos bairros Santa Maria, parte do Santa Augusta e Jardim Planalto.
De acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgoto, só no primeiro semestre deste ano foram registradas 12 ocorrências envolvendo furtos furto de cabos e equipamentos, arrombamentos em estações elevatórias de esgoto, reservatórios de água tratada e inclusive o almoxarifado central. Segundo o diretor do DMAE, Paulo César Silva, visando coibir estas ações, que prejudicam todo o sistema de telemetria do DMAE e em consequência, o abastecimento pontual de algumas regiões, além do prejuízo financeiro aos cofres públicos, o DMAE está buscando soluções definitivas para aumentar a segurança em suas instalações. “Isso é um problema de segurança pública e cabe às instituições pensar em soluções, agindo em paralelo às forças de segurança locais. Estamos viabilizando contato com empresas especializadas para tentarmos uma solução para o problema”, ressalta o diretor do departamento.
Ainda segundo o diretor, estudos já vêm sendo realizados, com sondagem de mercado e levantamento de dados acerca dos arrombamentos, para tipificação das ocorrências e busca de melhores soluções.
No último evento da Assemae, foi feito contato com empresas de segurança, participantes da feira do 53º Congresso de Saneamento, que apresentaram múltiplas soluções para o setor.
Após o evento, já foram realizados contatos com as empresas e o departamento está estudando a viabilidade de contratação, via processo licitatório, para que , finalmente, o problema seja resolvido de forma mais duradoura.
Enquanto não se finaliza esse processo, o DMAE conta com o trabalho de seus servidores, sempre atentos às ocorrências envolvendo os equipamentos da autarquia. “De imediato, quando o contato via telemetria é perdido, em alguma instalação do DMAE, rapidamente os servidores são escalados para vistoriar o local e promovem os reparos necessários para que o equipamento volte a funcionar o mais rápido possível, a fim de evitar o desabastecimento da população. Mas já estamos estudando e envidando esforços para que o problema da segurança seja resolvido o mais rápido possível”, finaliza o diretor.