DiversosEconomiaNotícias

Lei municipal obriga a presença de guia de turismo regional em Poços de Caldas 

guia de turismo regional
Além de estar presente nas excursões, o guia deverá estar devidamente credenciado e ter conhecimentos específicos sobre mobilidade urbana, história e cultura da cidade – foto Josiel Hipólito

Foi sancionada nesta sexta-feira, 9, a Lei Municipal que torna obrigatória a presença de um guia de turismo regional em grupos de excursões de turistas em Poços de Caldas-MG.  

A partir de agora os grupos ou excursões de turistas, em viagem organizada por empresa de turismo ou em carro identificado como de transporte turístico (placa vermelha ou com Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), ficam obrigados, em visita aos pontos ou atrativos turísticos estarem acompanhados pelo guia. 

A lei determina também que o guia de turismo regional tenha conhecimento sobre a mobilidade urbana do Município, sua história e cultura, bem como sobre as características da região, com experiência comprovada na organização de roteiros turísticos e visitas guiadas. 

O guia deverá portar a respectiva ordem de serviço, crachá vigente e uniforme durante suas atividades. 

Além disso, o veículo do grupo visitante ou da excursão de turistas deverá manter fixado, enquanto no território municipal, em seu respectivo painel de instrumentos ou para-brisas, de forma ampla e visível, cópia da credencial vigente do guia de turismo regional em acompanhamento, contratado para prestar serviços turísticos à excursão, objetivando facilitar a fiscalização pelos órgãos competentes. 

Caso a lei seja descumprida os grupos de excursões ou a empresa de turismo estarão sujeitos a advertência e multa. 

Guias de turismo comemoram 

A sansão da lei municipal foi celebrada pelos guias de turismo em Poços de Caldas. há mais de 19 anos atuando no setor, o guia de turismo Josiel Hipólito vê com bons olhos a medida, uma vez que valoriza ainda mais o trabalho dos profissionais que atuam no setor turístico na cidade.

Josiel Hipólito é um dos guias que atuam em Poços de Caldas – foto acervo pessoal

“Para nós é um sonho que se realiza, todo guia de turismo em todo território nacional almeja isso no seu município de atuação. Há anos lutamos para que isso fosse possível e para dar melhores condições de trabalho para nós. Hoje já somos credenciados e associados ao CADASTUR e a nova lei vem somar para eu o nosso trabalho se profissionalize cada vez mais,” destacou o guia. 

CADASTUR 

  O CADASTUR é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Ministério do Turismo que auxilia na organização, legalidade e profissionalismo dos prestadores de serviços turísticos. Além disso, o cadastro proporciona para os empreendedores do setor diversos benefícios. 

Para os municípios é imprescindível haver o maior número de estabelecimentos cadastrados, pois isso melhora sua classificação no Mapa Brasileiro de Turismo, possibilitando o suporte de recursos financeiros e de execução de projetos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.