Macrorregião Sul avança avança para a Onda Verde
O Comitê Extraordinário Covid-19 do Estado autorizou o avanço da macrorregião Sul de Minas para a onda verde do programa Minas Consciente, do Governo Estadual, que define a flexibilização de atividades durante o período de pandemia do coronavírus.
A medida abrange mais de 150 cidades da macrorregião. Além da Sul, as áreas Oeste e Leste também migraram para a onda verde.
De acordo com o comitê, a taxa de incidência do coronavírus caiu 32% nos últimos 14 dias.
Os indicadores como taxa de ocupação de leitos e casos por números de habitantes também foram avaliados e ajudaram na decisão.
De acordo com a Secretaria de Estado de SAúde, as macrorregiões Oeste, Sul e Leste apresentaram um quadro controlado da doença após passar 28 dias na onda amarela.
Com a migração para a onda verde, as cidades podem reabrir locais como parques naturais e de diversão, cinemas, teatros e bares com música ao vivo. Serão contemplados setores como:
– Cinemas, bibliotecas, museus, arquivos;
– Parques, zoológicos e jardins;
– Atividades artísticas, como produção teatral, musical e de dança e circo;
– Feiras, congressos, exposições, filmagens de festas, casas de festas, bufê;
– Parques de diversão, discotecas, boliches, sinuca;
– Bares com entretenimento (shows e espetáculos);
– Serviços de colocação de piercings e tatuagens.
Poços de Caldas não faz mais parte do Plano Minas Consciente, porém está inserida na macrorregião Sul e como isso o Comitê Extraordinário Covid-19 têm mais autonomia nas decisões em relação os setores que aguardam para retomar as atividades, como o de eventos por exemplo.
A volta das atividades está prevista para as próximas semanas com a conclusão do treinamento de Segurança Sanitária, pelo qual os profissionais estão passando.