Mais uma médica contrai Coronavírus em Poços
A secretaria municipal de Saúde confirmou na noite deste sábado, 2, o terceiro caso positivo para COVID-19 envolvendo profissionais da área de Saúde de Poços de Caldas. Desta vez trata-se de uma médica que trabalha no Sistema Único de Saúde-SUS e também em um hospital particular da cidade.
Assim como foi a primeira médica, assintomática, ela fez o exame em um laboratório particular e testou positivo para a COVID-19. Segundo a secretaria de Saúde, a médica está em isolamento domiciliar.
Ao longo da semana uma médica de 62 anos que atende na Policlínica e na Hemodiálise da Santa Casa foi confirmada como caso positivo para Coronavírius.
Além dela uma nutricionista, que também trabalha na rede pública de saúde também testou positivo para a mesma doença.
Segundo a secretaria municipal de Saúde, os contatos domiciliares de todos estes profissionais de saúde que testaram positivo, seguem monitorados pela equipe da Vigilância Epidemiológica que também já orientou outros profissionais de saúde que trabalham com estas pessoas, a procurarem os serviços de saúde, em caso de aparecimento de sintomas característicos de síndromes gripais.
Com a confirmação da terceira profissional de saúde contaminada com a COVID-19, o número de casos positivos na cidade subiu para 22, de acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado neste sábado.
Até o momento são 582 notificações, destas, 373 se referem a investigações concluídas, sendo 38 descartados por exame laboratorial e 335 com alta por critério clínico. Dos 187 casos suspeitos em investigação, 183 seguem em isolamento domiciliar, por serem considerados casos leves sem indicação de realizar exame, conforme o Ministério da Saúde. Um paciente segue internado em ala.
Depois oito dias sem pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva, o boletim mostra que dois pacientes estão internados em UTI e um óbito permanece em investigação.
Morte descartada
A morte da senhora de 91, ocorrida na madrugada de quinta-feira, 30, foi descartada. A paciente tinha diversas doenças de base, como o Alzheimer e apresentou sintomas característicos de COVID-19: febre e insuficiência respiratória, no entanto, o resultado do exame laboratorial apontou que a paciente não tinha Coronavírus.
Informe Estadual
Segundo o Informe Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, neste sábado, 02 e apresentado no site www.saude.mg.gov.br/coronavirus – “Distribuição dos casos de COVID-19 em Minas Gerais”, no Estado são 98.091 notificações; 87.913 casos suspeitos; 2.023 confirmados; 7.891 descartados e 88 óbitos por Covid-19 confirmados no Estado.