NotíciasSaúde

Médico poços-caldense fala sobre novo tratamento de próstata em Congresso Paulista de Urologia

O médico poços-caldense, Alcides Mosconi, foi um dos  palestrantes do XVI Congresso Paulista de Urologia, realizado de 11 a 14 de novembro. No encontro, o especialista vai debater as recentes descobertas em tratamentos da hiperplasia prostática benigna (HPB). Entre esses, uma terapia que começa a ser utilizada no Brasil, porém, já aprovada em outras partes do mundo, que foca em casos de tumores com maiores dimensões na próstata.

O urologista tem um currículo com mais 300 cirurgias realizadas utilizando técnica similar, ao novo procedimento, para o tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB) – foto divulgação

Considerado o terceiro maior congresso do mundo nesta área da medicina o encontro paulista reuniu mais de 340 especialista do Brasil e do exterior. Em razão da pandemia da covid-19, esta edição foi realizada no formato on-line.

Segundo o urologista, esses procedimentos para tratamento de tumores com grandes dimensões na próstata são utilizados, desde 2014, em certas partes do mundo. “No Brasil, algumas intervenções deste tipo foram realizadas em São Paulo/capital, por um grupo de especialistas”, lembrou.

O urologista avalia que a nova terapia tem apresentado resultados bem satisfatórios, porque também além de menos invasiva, possui baixo índice de complicação para o paciente, período menor de internação e recuperação muito mais rápida, se comparada à cirurgia tradicional.

O médico, um especialista reconhecido nacionalmente, possui extenso currículo com mais 300 cirurgias realizadas utilizando técnica similar, ao novo procedimento, para o tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB), um tipo de crescimento natural da próstata (sem relação com o câncer) que dificulta ou impede a passagem da urina pela uretra.

Toulouse/França

Em 2021, após o fim da pandemia da covid-19, Alcides embarcará para Toulouse, no sul da França, para um período de estudos. “Uma curva de aprendizado”, como prefere o urologista, para ampliar os conhecimentos sobre os novos métodos de tratamento da próstata, em caso de paciente com tumor de maior dimensão. Nessa região da Europa, atuam alguns dos principais urologistas do mundo, entre eles os responsáveis pelo desenvolvimento da inovadora técnica cirúrgica.

Prevenção

Com o passar dos anos, praticamente todos os homens terão hiperplasia prostática benigna. Ainda não se sabe por que alguns desenvolvem mais e outros menos. Conforme literatura médica, os sintomas iniciam geralmente a partir dos 50 anos de idade e se tornam mais intensos depois dos 60 anos. Aproximadamente 70% dos homens convivem bem e os sintomas não são intensos, porém para prevenir riscos de algo mais grave é melhor ficar atento aos sintomas:

 Dificuldades para urinar.

Diminuição da força do jato urinário.

Gotejamento no final da micção.

Micção em dois tempos.

Desejo de urinar durante a noite.

Necessidade de urinar várias vezes durante o dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.