NotíciasSaúdeUtilidade pública

Médicos cubanos deixam de atender em Poços

Os nove médicos cubanos que prestavam atendimento nas Unidades Básicas de Saúde de Poços de Caldas pelo Programa Mais Médicos, do Governo Federal, já não compareceram às unidades nesta quarta-feira, 21, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde. Os profissionais receberam um comunicado da OPAS (Organização Pan Americana da Saúde) na última terça-feira, dia 20, com orientação para encerrar os atendimentos, após a retirada de Cuba do programa, anunciada pelo governo cubano na semana passada.

Cubanos se reuniram com secretário de saúde na última segunda-feira

A medida pegou as equipes de surpresa, uma vez que os médicos cubanos estiveram reunidos, na última segunda-feira, com o secretário de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva e equipe da Atenção Básica para falar a respeito da saída deles do Programa Mais Médicos. “Na ocasião, os profissionais afirmaram que trabalhariam até o último momento e que, até então, não haviam recebido nenhuma outra orientação com relação ao fim da missão deles em Poços”, informou o secretário de Saúde.

Ainda segundo o secretário, desde o anúncio da saída dos cubanos do Mais Médicos, está sendo feito um estudo para substituição dos profissionais por novos médicos. Visando manter os atendimentos nas unidades básicas, a Secretaria Municipal de Saúde pretende fazer um remanejamento de médicos que vão se revezar nas consultas, até que novos profissionais cheguem ao município. Em Poços, são 15 vagas do Programa Mais Médicos, sendo que a maioria era ocupada pelos médicos cubanos.

Em Poços de Caldas, eles atendiam em sete Unidades de Saúde. Os médicos cubanos integravam as equipes de saúde da cidade desde 2014. “Estamos tentando a organização da substituição com outros médicos do nosso sistema de saúde, de forma que todas as unidades consigam manter a assistência básica à população neste período”, informou Camila Bacelar, coordenadora da Divisão de Atenção Básica.

Segundo o secretário de Saúde, a expectativa é que, até no início de dezembro, novos profissionais cheguem a Poços para normalizar o atendimento nas unidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.