Médicos cubanos retornam a Poços de Caldas
Por meio do Programa Mais Médicos, Poços de Caldas deve receber a partir desta quarta-feira, 28, mais 4 médicos que integram o programa. São 3 médicos cubanos (2 médicas e 1 médico) e 1 brasileiro.
Trata-se de médicos generalistas, atendendo o que determina o Ministério da Saúde para a Estratégia de Saúde de Família.
Os médicos fazem parte do anúncio feito pelo secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi, no último dia 1º de junho, que na ocasião, esclareceu que os 10 médicos cubanos que atendiam no PSF da Zona Rural e no PSF Quisisana desde 2014 tiveram os contratos encerrados por isso seriam substituídos. “O Mais Médicos é estratégico para contratação emergencial de médicos e fortalecimento da atenção básica de saúde.Nós já manifestamos o desejo de receber novos profissionais em substituição aos médicos que encerraram a missão e agora estamos aguardando retorno da coordenação nacional do Programa. É muito interessante porque os médicos enviados são custeados pelo Ministério da Saúde”, disse Mosconi na ocasião.
Os médicos cubanos fazem parte do grupo que desembarcou nesta segunda-feira, 26, no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, a participação dos cubanos faz parte do acordo de cooperação entre o Governo Federal e a Organização Pan-Americana da Saúde-OPAS.
Ao todo são 54 médicos estrangeiros que serão distribuídos em 42 municípios mineiros. Na região Andradas e Poços de Caldas foram contemplados. Ainda não foram definidas as unidades em que os novos médicos vão atender.