NotíciasPolíticaSaúdeUtilidade pública

Médicos cubanos voltam a atender temporariamente nas unidades de saúde de Poços

Depois de dois dias afastados do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde de Poços de Caldas, os nove médicos cubanos do Programa Mais Médicos retornaram às atividades nesta quinta-feira, 22. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os profissionais vão continuar atendendo até três dias antes do embarque para Cuba.

Regional Sul é uma das unidades que conta com o atendimento dos médicos cubanos

Na terça-feira, parte dos médicos cubanos não compareceu às unidades e na quarta-feira, 21, nenhum profissional prestou atendimento nas UBSs, depois que receberam orientações da Organização Pan-Americana da Saúde para finalizar os atendimentos no Brasil.

No entanto, em Carta Circular nº 69/2018, com data de 21 de novembro, o Ministério da Saúde informa que conforme solicitado pela OPAS/OMS, os profissionais devem interromper suas atividades três dias antes da data prevista para o embarque de retorno à Cuba.

Como nenhum dos médicos que se encontram em Poços têm data de voo agendada até o momento, eles foram orientados pela Secretaria Municipal de Saúde para retornar aos consultórios. Com isso, o atendimento foi normalizado nesta quinta. O documento emitido pelo Ministério da Saúde diz ainda que OPAS/OMS vão providenciar entre o período de 21 de novembro a 12 de dezembro, a saída de todos os profissionais lotados nos municípios de atuação.

Em Poços, são 15 vagas do Programa Mais Médicos e destas, nove são ocupadas por profissionais de Cuba. No último dia 14, Cuba anunciou a saída do Programa. Esta semana, o Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União, edital com aproximadamente 8,5 mil vagas para o Programa Mais Médicos.

A medida emergencial visa preencher as vagas deixadas por profissionais de Cuba, por médicos brasileiros e estrangeiros que tenham registro no CRM – Conselho Regional de Medicina do Brasil. “Com essa volta dos médicos ao trabalho e essa previsão do edital, de reposição destes profissionais entre os dias 3 e 7 de dezembro, nós acreditamos que não haverá desassistência. Ainda assim, definindo essa data de partida e ela sendo antes deste período, faremos um remanejamento com o objetivo de minimizar os impactos nos atendimentos”, informou o secretário de Saúde Flávio Togni de Lima e Silva.

Em Poços, há médicos cubanos nas unidades: Regional Sul, Kennedy I, Esperança III, Quisissana, Regional Leste, Dom Bosco I e Country Club.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.