Polícia

Militares do COMAVE  atuam em combate a incêndio no Santuário do Caraça

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio do Comando de Aviação do Estado (Comave), foi acionada na última quarta-feira, 27.09, pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) para apoiar no combate ao incêndio no Santuário do Caraça. De imediato, uma guarnição embarcou na aeronave de codinome Guará 01, prefixo PP-IEF, pertencente ao IEF e operada pela Polícia Militar, e deslocou-se para o local.

Segundo o copiloto e comandante de Operações Aéreas, capitão Demétrio de Oliveira Silva, parte da área do Santuário, que é uma Reserva particular do Patrimônio Natural, de responsabilidade federal do ICMBIO, está localizada na Área de Proteção Ambiental Sul (APA SUL), na RMBH, e tem o apoio do IEF, por isso o COMAVE foi acionado. “ Nas missões de combate à incêndios as aeronaves são empregadas na captação de água e para prover suporte logístico, como transporte dos brigadistas, auxiliando-os a chegarem com mais facilidade aos focos de incêndios, e também levar alimentação”,destacou.
Ainda de acordo com o capitão, a primeira etapa da operação, é a escolha do local de captação de água, que deve permitir a aproximação da aeronave com uma descida segura na vertical e estar, no máximo, a cinco minutos dos focos de incêndio. “A definição ocorre entre os operadores aerotáticos e os pilotos, que são os únicos embarcados nesse tipo de operação. Para que a ação seja possível, o equipamento chamado “Bambi Bucket” é extremamente necessário. Trata-se de um balde de material vinílico conectado com a cabine por cabos de aço e que é operado por meio de um controle remoto, pelo piloto ou tripulante especial da aeronave. O balde tem uma capacidade de 540 litros “, disse
A atuação conjunta permitiu que, no final da tarde dessa quinta-feira (28), o incêndio fosse debelado.
Pronta resposta
Nesta época do ano, em que o tempo seco e o calor aumentam drasticamente a ocorrência dos incêndios florestais, as aeronaves acabam sendo demandadas simultaneamente em diversas partes do estado.
Destaca-se que a frota de aeronaves da PMMG (helicópteros, aviões e drones) está distribuída estrategicamente em todo o território mineiro, em seis macrorregiões, e possui capacidade operacional de pronta resposta a qualquer demanda de proteção e ações de degradação do meio ambiente, a qualquer hora do dia e da noite.

Fonte: Policia Militar de MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.