Tribunal de Justiça

Ministro do STF Luís Roberto Barroso se reúne com integrantes do Consepre

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, participou, nesta terça-feira (26/9), de uma reunião do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) com o ministro Luís Roberto Barroso, que assume, na quinta-feira (28/9), a Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no biênio 2023/2025. O encontro foi realizado no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), em Brasília.

Not---Consepre--TJDFT._1.jpg
Encontro dos integrantes do Consepre com o ministro Luís Roberto Barroso foi realizado nesta terça-feira (26/9), no TJDFT (Crédito: Fotos Zenildo Trajano)

A reunião tratou sobre os eixos que nortearão a gestão do ministro Luís Roberto Barroso à frente do STF e do CNJ, bem como as estratégias para promover a interlocução e cooperação entre os Tribunais de Justiça com as instâncias superiores. O ministro Edson Fachin, que irá assumir a Vice-Presidência do STF, também participou da reunião.

Not---Consepre--TJDFT._2.jpg
Presidentes dos Tribunais de Justiça do país, participantes da reunião (Crédito: Zenildo Trajano)

Para o presidente do TJMG e vice-presidente de Inovação e Tecnologia do Consepre, desembargador José Arthur Filho, o encontro indicou que há uma visão convergente nas estratégias de gestão.

Not---Consepre--TJDFT._5.jpg
O presidente José Arthur Filho disse que o encontro indicou a existência de uma visão convergente nas estratégias de gestão do TJMG e do STF ( Crédito: Zenildo Trajano )

“A reunião foi excelente. O ministro Barroso pontuou os eixos estruturantes de sua gestão, que coincidem perfeitamente com os nossos parâmetros de gestão. Ele ainda exaltou que sua gestão será da escuta, do diálogo e da mediação. Com isso, conecta-se perfeitamente com nossa visão, então estamos perfeitamente alinhados”, disse.

Not---Consepre--TJDFT.-Ministro-Barroso._3.jpg
O ministro Luís Roberto Barroso ressaltou que a pacificação será o mote de sua gestão no STF (Crédito: Zenildo Trajano)

O ministro Luís Roberto Barroso afirmou que sua presidência terá como mote a pacificação, a busca pelo consenso e o esforço pela civilidade. Ele também frisou que tem como meta reduzir expressivamente o tempo médio de tramitação de processos da execução fiscal.

Not---Consepre-TJDFT.-Ministro-Fchin._1.jpg
O ministro Edson Fachin, que será vice-presidente do STF no biênio 2023/2025, também participou da reunião (Crédito: Zenildo Trajano )

Consepre

O Consepre surgiu em novembro de 2021 da unificação do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça com o Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil. É integrado exclusivamente pelos presidentes dos Tribunais de Justiça.

Entre os objetivos do Conselho estão a defesa dos princípios, prerrogativas e funções institucionais do Poder Judiciário; a integração dos Tribunais de Justiça em todo o país; o intercâmbio de experiências funcionais e administrativas; o estudo e aprofundamento dos temas jurídicos e das questões judiciais que possam ter repercussão em mais de um Estado da Federação, em busca da uniformização de entendimentos e em respeito à autonomia e às peculiaridades locais.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.