CulturaDiversosNotícias

Missa de Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma entre os católicos

Dezenas de fiéis estiveram presentes na manhã de hoje, 22,  durante a Santa Missa de Quarta-feira de Cinzas. O rito penitencial, realizado na Basílica de Nossa Senhora da Saúde marca o início da Quaresma entre a comunidade católica.

O rito penitencial marca a celebração da Quarta-feira de Cinzas – foto Basílica Nossa Senhora da Saúde

A celebração presidida pelo padre Donizete de Brito emocionou os fiéis que se preparam durante o período da Quaresma. “Estamos começando hoje um grande retiro, chamado retiro quaresmal. A palavra de Deus nos orienta para que possamos trilhar bem o retiro quaresmal. Nós iniciamos o tempo sagrado da Quaresma. A bíblia usa com frequência o período de 40 dias ou 40 anos para indicar períodos especiais para que vai criando clima adequado para algo que bom que vai acontecer, “enfatizou o padre

Após a homilia i durante a homilia teve início um dos momentos mais marcantes da missa, o rito das cinzas, em que os fiéis são marcados com o sinal da cruz com as cinzas bentas preparadas para a celebração. “ As cinzas também simbolizam dor, morte e penitência. E a Quaresma significa quarenta. É um período forte de conversão, em reflexão e preparação para a Páscoa, que é o maior celebração cristã. A quaresma nos convida a renunciarmos o pecado,” conclui o padre.

Campanha da Fraternidade

A Quarta-feira de Cinzas também marca o início da Campanha da Fraternidade entre os católicos. 

Este ano o tema da Campanha da Fraternidade é ” Fraternidade e Fome” – foto Basílica Nossa Senhora da Saúde

A Campanha da Fraternidade é o modo brasileiro de celebrar a Quaresma, porém ela não se encerra com o fim do período quaresmal.

Este ano, o tema da campanha é  “Fraternidade e Fome”, convocando os católicos a considerar a fome como referência para reflexão e o propósito de conversão.

De acordo com a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil( CNBB), o Brasil sente fome. Milhões de brasileiros  experimentam a triste e humilhante situação de não poder se alimentar nem dar aos filhos o alimento indispensável a cada dia. Por isso, a CNBB apresenta, pela terceira vez, o tema da fome para a Campanha da Fraternidade (1975, 1985 e 2023).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.