Moradores do Bortolan vão à Câmara para pedir retirada de antena do bairro
Os moradores do Bortolan, por meio da Sab-Bortolan estiveram na sessão da Câmara da última terça-feira, 28, para fazer uso da tribuna e solicitar aos vereadores ajuda para a retirada de uma antena de telefonia celular que foi instalada no bairro de forma irregular desde setembro de 2016.
A empresa responsável conseguiu autorização para a instalação de 4 torres porém, a Secretaria de Planejamento detectou que a empresa omitiu a informação de que ao lado dos lotes onde os equipamentos seriam instalados havia residências. Diante disso a autorização foi suspensa pela administração e o caso foi parar no Ministério Público.
Em dezembro a Secretaria de Planejamento enviou um ofício à associação de moradores, comunicando que foi dado um prazo de 90 dias para que a única antena instalada no bairro fosse retirada. Porém mesmo sem entrar em funcionamento o equipamento continua no bairro.
Segundo o presidente da Sab-Bortolan, Sebastião Edson, a preocupação de uma antena instalada próxima às residências são os riscos que a radiação pode trazer para a saúde.
Em outubro de 2016, o vereador Antônio Carlos Pereira(DEM), hoje presidente da Casa, já havia feito um pedido de informações a respeito da instalação da antena no bairro.
O presidente da Sab-Bortolan fez o uso da palavra para que a retirada da antena fosse mais rápido e também solicitaram aos vereadores que ficassem atentos quanto a instalação de antenas de telefonia celular de forma desordenada na cidade. “ Não somos contra a instalação de antenas porém é preciso que seja observada e respeitada a lei de zoneamento do bairro que não permite a instalação de antenas no local”, declarou Sebastião Edson.