Meio AmbienteNotíciasPolítica

Moradores do Kennedy II participam do 1º simulado da Alcoa

A pedido do Ministério Público foi realizado na manhã desta terça-feira, 4, no Jardim Kennedy II, zona sul de Poços de Caldas, o primeiro simulado de rompimento de barragem dentro do Plano de Atendimento a Emergências (PAE) da Alcoa.

Simulado contou com um aparato público – foto Poçoscom.com/Roni Bispo

Participaram do treinamento representantes da Alcoa, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, 18ª Companhia Independente de Policiamento Especializado, 6ª BRAVe com apoio aéreo, SAMU, Departamento Municipal de Eletricidade (DME) e Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE).

Às 10h03 o carro de som da Defesa Civil começou a percorrer as ruas dentro da área denominada zona de autossalvamento. Assim que ouvissem o alerta, os moradores tinham que seguir a sinalização indicando um dos 3 pontos de encontros instalados no bairro.

Assim que ouviram o alerta, os moradores se dirigiram para os pontos de encontro – foto Poçoscom.com/Roni Bispo

De acordo com a Defesa Civil, a estimativa é que, no caso de rompimento da barragem, os resíduos levem de 1 hora a 1h30 para chegar à parte baixa do bairro, local que seria atingido no caso de acidente, segundo estudo prévio.  Ao todo, 202 casas foram cadastradas na zona de autosalvamento, o que corresponde a 585 pessoas.

Porém, apenas 79 moradores participaram do simulado, representando 40% dos imóveis cadastrados. Mesmo assim, de acordo com o coordenador da Defesa Civil, Mauro Barbosa Filho, o resultado foi satisfatório. “Os moradores levaram cerca de 17 minutos para se deslocarem até os pontos de encontro. Por ser o primeiro simulado foi um tempo muito bom. Tivemos todo o aparato público com presença das equipes da Secretaria de Defesa Social, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Samu, saindo dentro do que estava previsto no simulado de mesa”, destacou o coordenador da Defesa Civil.

O simulado também chamou atenção dos moradores no centro da cidade que ficaram intrigados com as viaturas do Corpo de Bombeiros, Samu e Demutran cruzando a área central quase que simultaneamente.

Quantidade de equipes chamou atenção da população – foto Poçoscom.com/Roni Bispo

Para o gerente de Operações da Alcoa, Walmer Rocha, o fato de o simulado ter sido realizado em um dia da semana não comprometeu o resultado do treinamento. “O tempo de resposta foi satisfatório, estamos num processo de digerir os resultados do simulado, mas foram coletadas informações importantes que vão contribuir para o aprimoramento e desenvolvimento do plano de emergência”, explicou o gerente operacional, que informou também que serão realizados outros simulados. Ainda segundo a mineradora, as barragens continuam estáveis e não apresentam risco.

Dona Jandira Aparecida, uma das moradoras da zona de autosalvamento, assim que ouviu o alerta saiu de casa com as filhas e os netos. Para ela, o treinamento foi uma oportunidade para tirar dúvidas a respeito da situação da barragem. “Foi muito bom porque agora a gente sabe o que deve ser feito se um dia vier a acontecer alguma coisa com a barragem. Ficar 100% tranquila a gente não fica mais, mas só de saber que as autoridades estão atentas já é um alívio”, disse a dona de casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.