DiversosEducaçãoNotíciasSaúdeUtilidade pública

Morte de macaco encontrado em Poços foi causada por febre amarela

A Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre constatou que a morte de um macaco no último dia 25 de janeiro, foi causada pela febre amarela. A informação foi passada na tarde desta terça-feira, dia 7 de fevereiro e divulgada oficialmente hoje pela Secretaria Municipal de Saúde de Poços.

Causa da morte de macaco teria sido em virtude de atropelamento - foto ilustração
Causa da morte de macaco teria sido no dia 25 de janeiro deste ano – foto ilustração

De acordo com o responsável pela Vigilância Ambiental, Jorge Lago, o primata teria morrido no último dia 25 de janeiro, porém havia a suspeita de que a causa da morte teria sido por atropelamento,  mesmo assim os procedimentos de segurança foram tomados.

Após registrar a morte, foi coletado um material e enviado para análise na Fiocruz em Belo Horizonte. Como foi registrada a morte de um macaco, Poços de Caldas foi inserida no boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, onde são atualizados os dados sobre os casos de febre amarela no Estado.

Com o resultado, conforme nota oficial emitida na tarde desta quarta-feira, pelo Secretário Municipal de Saúde, Carlos Mosconi, já estão sendo tomada medidas conforme o protocolo do Ministério da Saúde.

Entre as medidas tomadas, será a vacinação contra a febre amarela já neste fim de semana na cidade e se for necessário também ser ampliando o horário de atendimento nas salas de vacina. O secretário garantiu que não vai faltar vacina. No último dia 31 de janeiro, o município recebeu mais 10 mil doses da vacina, ou seja, 5 dias depois da morte do macaco.

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde, outros 5 municípios pertencentes à Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre, também registraram mortes de macacos entre eles: Andradas, Caldas, Ibitiura de Minas, Santa Rita de Caldas e Ouro Fino.

Apesar de estes municípios terem registrado a morte de primatas, segundo a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Regional de Saúde Pouso Alegre, Patrícia Coutinho, que esteve hoje em reunião em Poços de Caldas, afirma que em nenhum deles foi confirmado algum caso de febre amarela em humanos.

Ainda de acordo com o boletim epidemiológico, 70 municípios mineiros estão sendo investigados com rumor de epizootias depois de registraram mortes de macacos e outros 22 com epizootias em investigação.

Leia na integra a nota oficial:

Macaco encontrado morto em Poços de Caldas, no dia 25/01/2017, enviado para FIOCRUZ para análise, teve resultado positivo para Febre Amarela, conforme informação repassada pela Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre, na tarde de 07/02/2017.

Tão logo fomos notificados, adotamos todas as medidas conforme os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde.

Como a medida mais eficaz para prevenção e controle da doença é a vacinação, resolvemos intensificar sua aplicação. Os postos de vacinação serão abertos nos fins de semana a partir do próximo (11/02 e 12/02) e o horário de atendimento durante a semana será ampliado, se necessário. Os servidores estão sendo convocados para esta ação.

Não haverá falta de vacina. Os estoques existentes são suficientes para atender a demanda e sua reposição garantida.

Até o presente momento, não houve nenhum caso suspeito em humanos em nossa cidade.

A população pode estar tranquila, pois a Secretaria Municipal de Saúde já tomou as medidas necessárias e está preparada para o atendimento das possíveis demandas.

One thought on “Morte de macaco encontrado em Poços foi causada por febre amarela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.