Motociclista sofre acidente após enroscar em fiação de internet
Um motociclista de 26 anos ficou ferido após sofrer um acidente na fim da tarde de terça-feira, 31, na Rua Geogeta Dias Monteiro, rua atrás do shopping, na zona oeste de Poços de Caldas-MG. O condutor caiu depois de enrostar em um fio de internet que estava solto na via.
De acordo com o motociclista Jeferson Silva, que trabalha com venda de gás, ele estava indo para casa da sogra e acessou a rua.
No momento chuva forte e ventava muito. Em uma da curva já´ atrás do shopping, o fio acabou enroscando no guidão da moto e provocou a queda.
Com o tombo, o motociclista sofreu várias escoriações pelo corpo e o pulso esquerdo acabou trincando.
Devido ao acidente a moto também sofreu algumas avarias e o motociclista está impossibilitado de trabalhar.
No ano passado foi aprovado um projeto de lei de autoria do vereador Kleber Silva (Novo) depois de uma audiência pública que debateu sobre os riscos à segurança devido a fiação solta nos postes.
A matéria incluiu o Capítulo IV na Lei n. 9.166 (Código de Posturas), estabelecendo, dentre outras medidas, que o responsável pela prestação de serviço que opere com equipamento ou fiação aérea de telecomunicação e energia deverá removê-los quando ficarem excedentes ou inutilizados, no prazo máximo de 48 horas.
A matéria prevê, ainda, que o compartilhamento da faixa de ocupação deve ser feito de forma ordenada e uniforme, de modo que a instalação de um ocupante não utilize pontos de fixação nem invada a área destinada a outros, e nem o espaço de uso exclusivo das redes de energia elétrica e de iluminação pública.
Segundo o vereador Kleber Silva, a matéria visa não apenas regular a instalação e a manutenção desses serviços, mas também promover a melhoria da infraestrutura urbana, da estética da cidade e, acima de tudo, da segurança dos cidadãos. “Em um momento em que a tecnologia avança rapidamente, é essencial que estejamos preparados para os desafios e as oportunidades que surgem. Entendo que o projeto é de grande relevância, considerando a poluição visual que vem ocorrendo nas ruas da cidade. Muitos fios expostos não estão sendo mais utilizados e estão sobrecarregando os postes. O acúmulo dificulta a manutenção e pode colocar a vida das pessoas em perigo ou causar acidentes. Queremos provocar o debate e trazer sugestões de aprimoramento”, disse.