Motolância do SAMU entra em funcionamento
Depois de 9 anos parada finalmente a motolância do SAMU entrou em operação. O novo equipamento será um reforço para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Poços de Caldas.
Além das três ambulâncias básicas e da ambulância avançada, entrou em operação a motolância, que vai fazer plantões diários, das 7h às 19h. O veículo já fazia parte da frota do SAMU, desde 2009, chegou a rodar por alguns meses de forma irregular, quando o Ministério da Saúde determinou a suspensão do uso.
Para a circulação da motolância, é obrigatório que os condutores sejam técnicos de enfermagem ou enfermeiros e que possuam o curso de capacitação GMAU – Grupo de Motociclista de Atendimento as Urgências. O treinamento dado em Guarulhos, SP, com duração de 60 horas, inclui conteúdos como legislação aplicada, segurança na condução de motocicletas, direção defensiva, técnica e prática de pilotagem aplicada ao atendimento pré-hospitalar – APH. Com etapas de caráter eliminatório, dos 28 participantes que iniciaram o treinamento, apenas 13 chegaram ao final do curso. Os socorristas de Poços, Charles Horácio Ferreira e Flávio Custódio concluíram a capacitação com as melhores notas.
Os socorristas da motolância, carregam no baú da moto e em uma mochila, tudo o que faz parte do material de trabalho das ambulâncias, como medicamentos, desfibrilador, talas, colares cervicais, aparelhos de medição de glicemia e de pressão, entre outros equipamentos. “Vai ser um suporte para as ambulâncias, porque a motolância tem condição de chegar mais rápido, especialmente nos horários de pico e prestar os primeiros atendimentos. Alguns casos, como de cólica renal, hipoglicemia ou crise hipertensiva, por exemplo, a pessoa pode ser medicada e nem precisar de remoção ou depois deste primeiro socorro, ser removida para outros atendimentos, pela ambulância que fica na UPA, então, essa nova logística pretende otimizar o trabalho, melhorar o tempo resposta e consequentemente ter as ambulâncias utilizadas para os casos em que elas sejam realmente necessárias”, explicou a diretora do serviço, Nair Teodora Smith Chuva.
SAMU em Poços
O SAMU é para casos de urgência e emergência que envolvam riscos de vida, como vítimas de traumas e acidentes graves, de queda de grande altura, de insuficiência respiratória, além de mulheres em trabalho de parto, para citar alguns exemplos. São em média, 4.500 ligações recebidas por mês, o que totaliza mais de 50 mil chamados no ano. A equipe tem cerca de 80 funcionários: condutores, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, atendentes, auxiliares administrativos e de serviços gerais. O SAMU também faz a regulação da ambulância do transporte sanitário que fica na UPA, para atender pacientes que têm dificuldades para se locomover, que precisam do transporte para outros atendimentos de saúde mas que não se enquadram em urgências e emergências. O número para solicitação do SAMU é o 192.