CulturaDiversosNotícias

Museu Histórico completa 49 anos nesta quinta-feira

banner dia do servidor 2021

Nesta quinta-feira, 28 de outubro, o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas completa 49 anos de fundação. A instituição foi criada em 1972, como parte dos festejos em comemoração ao centenário do município. Funcionou durante 24 anos no Country Club, visando preservar a história do povo poços-caldense e unir em um só lugar a cultura, o turismo, o lazer e a educação patrimonial.

Inaugurado em 1972 hoje, dia 28, o Museu completa quase meio século de existência – foto Raissa Melo

O Museu foi inaugurado no dia 28 de outubro de 1972. A cerimônia de inauguração abriu as festividades da Semana Comemorativa do 1º Centenário de Poços de Caldas. A ideia da criação do Museu Histórico e Geográfico partiu do então presidente da Associação Sul-Mineira de Imprensa, Limercy Forlin.

No final de 1996, o Museu foi transferido para o prédio da Villa Junqueira, patrimônio tombado construído em 1898, totalmente restaurado. A instituição é mantida pela Prefeitura de Poços de Caldas, sendo vinculada à Secretaria Municipal de Cultura. Desde 1997, conta com a colaboração e o apoio da Associação Amigos do Museu (AMIVI) e, a partir de 2002, do Conselho Curador do Museu.

Entre os fundadores e grandes entusiastas que contribuíram de maneira fundamental para as atividades do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas estão Nini Mourão, Nilza Botelho Megale e Caio Faria Lobato, entre outros.

publicidade supervale supermercados

Chegando a 2021, antenado às inúmeras possibilidades criadas a partir das novas tecnologias, o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas vem investindo na rede social Instagram (@museudepocosdecaldas), com uma identidade visual que remete à Villa Junqueira e produção de conteúdo rico, que visa democratizar o acesso ao acervo, mesmo que de forma remota, e ampliar a visitação entre moradores e turistas.

Neste sentido, também neste ano, as portas principais da Villa Junqueira estão abertas na internet, pelo http://museu.pocosdecaldas.mg.gov.br/, “tour virtual no Museu”, viabilizado por meio do Edital Especial Secult Poços Curte em Casa 2021, tendo como proponente o fotógrafo Victor Imesi. O objetivo da proposta é possibilitar um tour dinâmico e interativo para todos que se interessem pela riqueza do patrimônio arquitetônico, histórico, geográfico e cultural do Museu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.