“Nesta sexta-feira é meu aniversário e completamos exatamente um ano de atuação no combate à pandemia”
Na Semana da Mulher, iniciada em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Biblioteca Centenário está com uma exposição que homenageia as mulheres que, em meio à batalha contra o coronavírus, têm sido incansáveis no desempenho de uma função essencial à sociedade: salvar vidas.
A mostra fotográfica, produzida a partir de registros jornalísticos da Assessoria de Imprensa da Prefeitura, apresenta um pouco da atuação de mulheres nas diversas frentes de trabalho contra o novo coronavírus: pesquisa de campo, vacinação dos públicos prioritários, fiscalização in loco do cumprimento das medidas sanitárias, divulgação de informações e orientação à população, entre outras ações.
Desde a última segunda-feira, além do público, que pode visualizar a exposição da entrada da biblioteca, algumas homenageadas também estiveram no local e se emocionaram com a iniciativa da equipe da Biblioteca Centenário.
É o caso da hoje secretária adjunta de Saúde, Rosilene Faria. “Fiquei muito lisonjeada em receber essa homenagem da Secretaria de Cultura, que foi realizada pela equipe da Biblioteca Centenário, estando trabalhando na linha de frente de COVID, no início como coordenadora da Vigilância Sanitária e, agora, como secretária adjunta de Saúde. Nesta sexta-feira, 12, é meu aniversário e completamos exatamente um ano de atuação no combate à pandemia na cidade. Essa homenagem é uma forma de poder parabenizar também, além de todas as mulheres, nossos profissionais de saúde que estão atuando nesse momento tão complicado, tanto no município como no mundo todo”, destaca a secretária.
De presente de aniversário, a profissional só tem um pedido: “meu desejo é que, juntos, possamos vencer essa pandemia, que possamos cuidar um do outro, sem distinção, sem credo, sem negacionismo, sem julgamentos. E, como presente de aniversário, peço a todos: usem máscaras ininterruptamente, mantenham o distanciamento social, utilizem álcool em gel e digam NÃO à aglomeração”, alerta.
Primeira poços-caldense a ser vacinada contra o novo coronavírus, a técnica de enfermagem Wilmara Martins de Araújo Pacete, que atua no setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde há 26 anos, também é uma das homenageadas da mostra. “Me senti muito honrada, tanto no momento em que fui a primeira profissional da saúde poços-caldense, mulher, a receber a vacina e, agora, duas vezes honrada e agradecida em ser homenageada no Dia da Mulher e poder representar todas as mulheres e profissionais guerreiras que atuam nesse momento”, diz.
Entre as homenageadas está também a técnica de enfermagem Elena Maria da Silva Alves, de 62 anos, a segunda profissional a receber a vacina contra a Covid-19 no município. Na exposição, ela aparece vacinando o querido Jacques Carvalho, de 90 anos. “Me senti lisonjeada pela homenagem. Sei que estou representando todos que se encontram na batalha contra a Covid-19. O melhor agradecimento não passa pelas palavras, mas sim pelas ações. Agradecimento a todos pelo reconhecimento”, afirma.
Além da mostra fotográfica, a equipe da Biblioteca Centenário também disponibilizou uma exposição com biografias de mulheres de destaque. Na mostra “Mulheres fortes em tempos difíceis” é possível conhecer, por exemplo, a história de vida da pioneira da enfermagem no Brasil, Ana Néri. A exposição segue até sexta-feira (12), na Biblioteca Municipal Centenário, no Espaço Cultural da Urca (Praça Getúlio Vargas s/n – Centro), das 8h às 18h.