Meio AmbienteNotíciasPolítica

Nível de reservatórios de Poços normaliza com chuvas de abril

As chuvas do início do mês de abril têm causado danos em algumas cidades da região. Municípios como Muzambinho e Monte Belo foram atingidos por forte temporal no fim de semana causando estragos em pontes e alagando ruas e casas.

Em Poços de Caldas não foi registrada nenhuma ocorrência, porém o volume de chuva nos últimos dias tem contribuído para a recuperação do nível dos dois principais reservatórios da cidade: a represa Bortolan e a do Cipó.

Represa Bortolan está com 108% do volume útil – foto Rafael Halphen

De acordo com o monitoramento feito pela DMED a represa Bortolan está com 108% do volume útil, ultrapassando 0,19 metros da capacidade máxima de aproveitamento do reservatório. No ano passado durante o período de estiagem a represa chegou a registrar uma baixa de até 2 metros da capacidade ficando com apenas 45% do volume útil.

A situação também é favorável também para a represa do Cipó, maior reservatório da cidade com 32 milhões m³ de água, responsável por 50% do abastecimento da cidade, que atualmente está com 90% do volume útil da capacidade, faltando pouco menos de 1 metro para atingir o volume máximo.

No ano passado durante o período crítico o DMAE – Departamento Municipal de Água e Esgoto chegou a solicitar à população que economizasse água, devido o baixo volume de água, ficando com quase 7 metros abaixo do volume normal, atingindo o percentual preocupante de apenas 32% da sua capacidade máxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.