Nível de reservatórios de Poços normaliza com chuvas de abril

As chuvas do início do mês de abril têm causado danos em algumas cidades da região. Municípios como Muzambinho e Monte Belo foram atingidos por forte temporal no fim de semana causando estragos em pontes e alagando ruas e casas.

Em Poços de Caldas não foi registrada nenhuma ocorrência, porém o volume de chuva nos últimos dias tem contribuído para a recuperação do nível dos dois principais reservatórios da cidade: a represa Bortolan e a do Cipó.

Represa Bortolan está com 108% do volume útil – foto Rafael Halphen

De acordo com o monitoramento feito pela DMED a represa Bortolan está com 108% do volume útil, ultrapassando 0,19 metros da capacidade máxima de aproveitamento do reservatório. No ano passado durante o período de estiagem a represa chegou a registrar uma baixa de até 2 metros da capacidade ficando com apenas 45% do volume útil.

A situação também é favorável também para a represa do Cipó, maior reservatório da cidade com 32 milhões m³ de água, responsável por 50% do abastecimento da cidade, que atualmente está com 90% do volume útil da capacidade, faltando pouco menos de 1 metro para atingir o volume máximo.

No ano passado durante o período crítico o DMAE – Departamento Municipal de Água e Esgoto chegou a solicitar à população que economizasse água, devido o baixo volume de água, ficando com quase 7 metros abaixo do volume normal, atingindo o percentual preocupante de apenas 32% da sua capacidade máxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *