Notícias

Novos Conselheiros Tutelares são empossados

Dez novos conselheiros tutelares tomaram posse na manhã deste domingo em Poços de Caldas. A solenidade foi realizada no auditório dois das Thermas Antônio Carlos. A partir de agora, em cumprimento a Lei municipal 9.041 de abril de 2015, Poços de Caldas passa a contar com dois conselhos tutelares. Para isso o atendimento foi dividido entre as duas unidades. Ficando a Zona Sul e Oeste com o novo conselho que passa a funcionar na Avenida Santo Antônio, 343. E a área central e a Zona Leste ficam com o Conselho que funciona na Praça Francisco Escobar em frente à Santa Casa.

Mandato dos novos conselheiros vai até 2019
Mandato dos novos conselheiros vai até 2019

Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Luciene Rabelo Egídio, a criação de mais um conselho é fundamental para que as demandas envolvendo crianças e adolescente sejam atendidas e que os direitos sejam respeitados.

Para Andreia Benetti, eleita pela primeira vez com 191 votos, o número de conselhos tutelares no município ainda é pequeno para atender toda a demanda, mas a criação de um segundo órgão de proteção aos direitos da criança e do adolescente foi um passo importante para o município. “A participação da comunidade também será fundamental para o andamento das atividades dos conselheiros no que tange garantir os direitos de nossas crianças”, enfatizou a conselheira durante a solenidade de posse que contou com a presença de autoridades civis, representantes de entidades assistenciais, além de familiares e amigos.

Entre os novos conselheiros, apenas dois são homens, um titular e outro suplente. Para o titular Ricardo Souza, o desafio será grande e espera atender as expectativas da comunidade que o elegeu. Ricardo que é voluntário na Associação de Amigos de Deficientes Visuais (AADV) tem deficiência visual, e justamente por isso se candidatou ao cargo de conselheiro, pois sofre com o não cumprimento dos direitos das pessoas com deficiência e não quer que o mesmo aconteça com os jovens. Apesar da deficiência, ele se diz capaz de representar a população e fazer com que o Estatuto da Criança e do Adolescente seja respeitado.

Mesmo com deficiência visual, Ricardo quer fazer com que o ECA seja cumprido em Poços de Caldas
Mesmo com deficiência visual, Ricardo quer fazer com que o ECA seja cumprido em Poços de Caldas

A partir de agora os conselheiros terão de cumprir seus cargos por tempo integral, com dedicação total a todo tipo de ocorrência que envolva alguma violação dos direitos da criança e do adolescente. Eleitos em outubro do ano passado, os conselheiros passaram por um processo de capacitação sobre o funcionamento e o papel do Conselho Tutelar. O mandato vai até 2019. Nesta segunda-feira, eles já tem compromisso durante uma reunião na Secretaria de Promoção Social às 17h onde também vão receber o certificado de capacitação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.