OAB de Poços alerta população sobre nova modalidade de golpe
A Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Poços de Caldas emitiu um alerta à população sobre uma nova modalidade de golpe que vem sendo aplicada no país. Estelionatários têm se passado por advogados e lesado financeiramente os clientes de advogados verdadeiros.
De acordo com o presidente da Subseção, Ricarth Santiago Bandola de Oliveira, os estelionatários realizam buscas em sites especializados em processos judiciais como o Escavador, Jusbrasil e até mesmo os de instituições oficiais como do Tribunal de Justiça e vasculham os processos ainda em andamento.
Após a análise da ação, os estelionatários pegam os dados da pessoa que acionou à Justiça, e entra em contato com a vítima se passando pelo advogado ou o escritório de advocacia.
A vítima é informada sobre o ganho de causa, mas para receber o dinheiro ou indenização é necessário pagar uma taxa. A maioria das vítimas está relacionada a ações trabalhistas e civilistas.
Acreditando estar falando com o advogado ou o escritório que a representa, a vítima faz o pagamento, geralmente via Pix e só depois descobre que tudo se tratava de um golpe.
“A fraude é muito bem elaborada. Acreditamos que os criminosos sejam pessoas que têm o conhecimento em direito e sabe como acessar os processos, analisar cada um e escolher a vítima. Para dar veracidade a ação criminosa, os bandidos utilizam fotos dos advogados nos aplicativos de telefone, passam toda informação do processo, passo a passo das ações judiciais de forma a convencer a vítima de que realmente ela está falando com o advogado e ai induzida e enganada ela acaba fazendo o pagamento do valor exigido,” explica o presidente da Subseção da OAB Poços.
Segundo o presidente o alerta foi emitido depois que alguns advogados entraram em contato com a Subseção da OBA Poços e informaram que clientes receberam mensagens via Whatsapp solicitando o pagamento de taxa para a liberação do dinheiro ganho em ações.
O alerta orienta os clientes para que não façam nenhum tipo de pagamento quando solicitado via mensagem e que entre em contato com o advogado no número que está acostumado a falar com ele ou vá direto ao escritório de advocacia. “Estamos orientando os advogados e clientes para o caso de receber este tipo de mensagem, que não faça nenhum tipo de pagamento. A orientação é que seja imediatamente um boletim de ocorrência e comunique a Subseção para que nós possamos tomar providências,” finaliza o presidente da Subseção da OAB Poços.