Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

Obra na barragem de rejeitos da INB é concluída

As obras para a construção de um novo sistema extravasor na Barragem de Rejeitos da Unidade de Tratamento de Minérios (UTM) da Indústrias Nucleares do Brasil, em Caldas, foram concluídas com êxito neste mês.

Novo sistema extravasor já está em funcionamento – foto INB

A abertura do novo sistema extravasor ocorreu no dia 19 de junho e contou com a presença do diretor de Recursos Minerais, Adauto Seixas. De acordo com o gerente de Descomissionamento da unidade, Fernando Teixeira, a operação ocorreu conforme o projeto e as obras emergenciais foram concluídas com sucesso.

A necessidade de realização do serviço foi apontada após a ocorrência de um evento não usual em setembro de 2018. Durante inspeções de rotina na manutenção da barragem, a INB identificou que a água na saída do extravasor estava turva. Os órgãos fiscalizadores – IBAMA e Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) – e o Ministério Público Federal (MPF) foram avisados do evento, que não se repetiu desde então, e foi contratada uma consultoria da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) para analisar as condições da barragem.

Como resultado deste estudo, foi sugerida a troca do extravasor em questão por um modelo mais atual – na forma de um vertedouro de superfície – utilizado em barragens mais modernas. As obras foram realizadas pela empresa Toniolo, Busnello Túneis, Terraplanagens e Pavimentações, contratada em dezembro de 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *