Oficiais e analista do MPMG empossados no último concurso para servidor participam de curso de formação na PGJ
Quarenta e um oficiais e um analista, aprovados no último concurso para servidor do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), participaram nesta sexta-feira, 22, de um curso de formação realizado no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), em Belo Horizonte. A programação incluiu conversas com o procurador-geral de Justiça, procurador-geral de Justiça Adjunto administrativo e integrantes da Superintendência de Recursos Humanos, apresentações do Ceaf, Projeto Por Dentro do Ministério Público, apresentação do Programa Integridade do Ministério Público e Código de Ética entre outras atividades.
Outros 36 servidores, aprovados no último concurso, passaram pelo mesmo curso de formação em julho deste ano.
Os novos servidores do MPMG foram aprovados no concurso de 2022, homologado em junho deste ano. Entre os nomeados, estão: analistas de Arquitetura, Medicina, Letras, Tecnologia da Informação, Engenharia, Psicologia, Ciências Contábeis, além de oficiais de Promotoria de Justiça.
Quatro dos 42 servidores presentes no curso já estão trabalhando, há pouco mais de um mês, em suas respectivas comarcas. Os demais, nos próximos dias, passarão a exercer a função de oficial do MPMG.
A diretora do Ceaf, procuradora de Justiça Élida de Freitas Rezende, que já tem 30 anos de MPMG, abriu o curso parabenizando os novos servidores pela aprovação no concurso público. Ela destacou que eles agora fazem parte de uma equipe que conta hoje com “1.089 promotores e procuradores de Justiça, 2.651 servidores, cerca de 2 mil estagiários, 1.078 servidores terceirizados e 231 menores aprendizes”.
O procurador-geral de Justiça Adjunto Administrativo, Márcio Gomes de Souza, no MPMG há 34 anos, falou sobre questões administrativas e ressaltou que “os novos servidores serão a cara do Ministério Público em várias comarcas. Espero que vocês tenham uma atuação efetiva e dedicada à Instituição”, ressaltou.
O promotor de Justiça Fabrício Marques Ferragini, coordenador da Central de Apoio às Promotorias de Justiça (CAP) também participou da abertura do curso e se colocou à disposição dos novos servidores para as demandas relacionadas às Promotorias de Justiça. Ele, que foi o presidente da comissão do último concurso do MPMG, destacou a importância do trabalho dos servidores que, na maioria das vezes, é a primeira pessoa a tratar diretamente com o cidadão.
A analista do MPMG, Clarissa Duarte Belloni, há 20 anos na Instituição e desde 2016 à frente da Superintendência de Recursos Humanos, falou sobre os serviços prestados pela SRH e ressaltou que os novos servidores serão “um reforço importante para o bom funcionamento da Instituição”.
Entre os servidores recém-nomeados, o sul-mato-grossense Rodrigo Mercado do Nascimento, atuará como oficial do MPMG em Muzambinho, no Sul de Minas Gerais. Sobre a caminhada até chegar à Instituição, ele explica que pediu exoneração de um cargo público no Conselho Regional de Farmácia para se dedicar aos estudos. “Eu estava no trabalho, no horário do almoço. Entrei no site do MP e lembro que vi o edital aberto. Imediatamente comuniquei a minha diretora pedindo a minha exoneração, pois precisaria de dedicação integral para os estudos”, revela Rodrigo.
Conforme o servidor, foram dois meses de estudo com oito horas por dia de dedicação. No dia da prova, para chegar a Belo Horizonte, Rodrigo conta que a viagem é dispendiosa. “Eu lembro que nessa prova eu tive que dormir num posto de gasolina, porque eu só tinha basicamente o dinheiro da gasolina para fazer a viagem de ida e volta até Campo Grande”,
Mesmo estando longe dos familiares, o servidor, que revelou estar noivo de uma mineira, disse que está muito feliz em trabalhar no MPMG. “Já estive em Muzabinho para conhecer a cidade e o local de trabalho. As expectativas são ótimas e espero desenvolver minhas atribuições da melhor maneira possível”, afirma.
Já a servidora Isabela Lenoir Mendes, nascida em Montes Claros, foi nomeada como oficiala na cidade de São Francisco, também no Norte de Minas Gerais. Ela entrou em exercício em agosto deste ano. “Minha caminhada até o Ministério Público foi um pouco errática. Eu sou graduada em Direito pela UFMG e tenho mestrado em Desenvolvimento Social pela Unimontes. Por um período de tempo eu ainda não tinha muita certeza sobre qual carreira seguir. Já cogitei prestar concurso, para a Defensoria Pública, analista de tribunais e até carreira acadêmica. Porém, resolvi prestar o concurso para o MPMG enquanto fazia o mestrado. Foi ali que percebi que a carreira acadêmica não encaixaria perfeitamente. Então, resolvi voltar para os concursos”, explica.
Isabela conta que trabalhar na comarca de São Francisco tem sido uma experiência gratificante. “Superou muito as minhas expectativas em termos de acolhimento. O ambiente de trabalho é muito bom, desde o porteiro até a auxiliar de limpeza, os estagiários de graduação, estagiários de pós-graduação e os servidores mais antigos. É um ambiente muito ameno, muito cordial. Estou na 1ª Promotoria de Justiça, com a promotora de Justiça Carolina Rita Torres Gruber. É uma profissional muito séria e competente. Estou gostando bastante do trabalho”, afirma.
Sobre atuar como oficiala do MPMG, a servidora diz que “se sente útil para a sociedade. Eu acho que isso é o mais importante, esse contato que temos com os cidadãos, com os problemas, que às vezes são muito graves. Por menor que seja o nosso papel nessa engrenagem estamos fazendo a nossa parte e isso tem me engrandecido demais. Estou muito satisfeita, conclui Isabela.
Lotação dos novos servidores
Os servidores foram lotados nas seguintes comarcas: Além Paraíba, Alto Rio Doce, Alvinópolis, Areado, Arinos, Barão de Cocais, Belo Horizonte (5), Bom Sucesso, Buritis, Caeté, Canápolis, Conselheiro Pena, Coromandel, Ervália, Esmeraldas, Espera Feliz, Espinosa, Inhapim, Itamogi, Itamonte, Iturama, Iturama, Jacinto, Jaíba, Manga, Manhumirim, Mariana, Martinho Campos, Muzambinho, Nanuque, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Rio Vermelho, Santa Rita De Caldas, São Francisco, Silvianópolis e Tombos.
Notícia relacionada
Novos servidores do MPMG iniciaram hoje curso de formação
Fonte: Ministério Publico MG