NotíciasPolícia

Operação La Santuzza: Polícia Civil vai investigar crime de lavagem de dinheiro

Após a conclusão da primeira fase da Operação La Santuzza deflagrada na última quarta-feira, 9, pela Polícia Civil no Bairro Santa Rosália, zona leste de Poços de Caldas, o próximo passo agora é apurar o envolvimento da quadrilha com a lavagem de dinheiro.

A operação resultou na apreensão de mais de R$ 10 mil e 10 veículos – foto Polícia Civil

A operação que tinha como objetivo o combate ao tráfico de drogas resultou na prisão de 9 suspeitos e apreensão com pedido de internação de 8 adolescentes, aliciados pelo tráfico.

Ao todo foram cumpridos  29 mandados de busca e apreensão, que resultaram na apreensão de 10 veículos, mais de R$ 10 mil, entorpecentes, aparelhos celulares, notebooks, documentos e rádio comunicador.

De acordo com o delegado Cleyson Brene, responsável pela operação, a investigação teve início em janeiro deste ano, após o recebimento de diversas denúncias de tráfico de drogas na região do bairro Santa Rosália. Segundo levantamentos feitos pela equipe, apenas em 2020 foram registradas mais de cem ocorrências relacionadas com o comércio ilícito de entorpecentes no local. “o que dificultava as ações policiais no local era o fato de adolescentes serem colocados para a comercialização de drogas, de tal modo que logo retornavam a exercer a atividade ilícita”. Ainda segundo Brene, o trabalho investigativo teve entre os alvos pessoas que faziam o aliciamento desses menores para realizarem o tráfico de drogas.

Em decorrência das apurações, a Polícia Civil representou à Justiça pelos mandados de prisão temporária de nove investigados, assim como de oito adolescentes suspeitos de cometimento de ato infracional, todos localizados no curso da operação, além dos mandados de busca domiciliar em 29 endereços.

Para o cumprimento das medidas judiciais, foram empenhados cerca de 140 policiais civis lotados nas cinco delegacias regionais pertencentes ao 18º Departamento – Poços de Caldas, Guaxupé, Alfenas, Passos e São Sebastião do Paraíso –, com apoio da Coordenação Aereotática (CAT) e do Canil da Polícia Civil.

Os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa e tráfico de drogas. Os suspeitos detidos foram encaminhados ao sistema prisional, enquanto os adolescentes ao socioeducativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.