Órgãos captados em Poços salvam vidas de pacientes em Minas e Brasília
As equipes do Comando de Aviação do Estado de Minas Gerais (Comave) e da Unidade de Operações Aéreas do Departamento de Trânsito do Distrito Federal realizaram neste sábado, 16, o transporte aéreo de órgãos captados em Poços de Caldas.
A operação foi desencadeada para o transporte de dois rins e um coração captados na Santa Casa.
O primeiro órgão a ser transportado foi o coração, que foi levado pela equipe da Unidade de Operações Aéreas do Departamento de Trânsito do Distrito Federal foram acionados pela Central de Transplantes do Distrito Federal.
De Poços de Caldas para a Base Aérea de Brasília, o coração e a equipe médica foram transportados a bordo do avião da FAB, Guardião 04. Este foi o 11º coração só este ano, totalizando 56 corações transportados por transporte aéreo desde que foi firmada uma parceria entre o Detran-DF e o Samu em 2015.
Após a partida do coração, que é um órgão mais sensível e carece ser mais rápido o transporte, foi a vez dos dois rins.
O transporte foi realizado pela equipe do Comave, que levou os rins para pacientes que aguardavam o transplante em Montes Claros, no Norte de Minas.
O transporte dos órgãos da Santa Casa para o aeroporto municipal contou com o apoio das equipes da Guarda Civil Municipal e também do Demutran que escoltaram os veículos para que não ficassem presos no trânsito.