Paciente é transportado pelo helicóptero da PRF para realização de cirurgia de emergência
Um paciente de 47 anos com aneurisma de aorta, precisou ser transportado de Barbacena-MG para Poços de Caldas-MG, para ser submetido a uma cirurgia de emergência. Devido a gravidade, o paciente foi transportado pelo helicóptero da Polícia Rodoviária Federal.
De acordo com a PRF o paciente estava internado em um hospital em Barbacena a 491 km de Poços de Caldas e precisava urgentemente realizar a cirurgia no Hospital Santa Lúcia, porém a viagem de ambulância convencional levaria cerca de 6 horas.
Devido a gravidade do estado de saúde do paciente, a transferência foi feita pelo transporte Aeromédico e mobilizo equipes do SAMU de Barbacena e de Poços de Caldas, e ainda do Comando de Avião do estado de Minas Gerais – Comave, representado pela 6ª BRAVe em Poços de Caldas e do Batalhão de Operações Aéreas do CBMMG.
Após o helicóptero da PRF pousar na base da 6ª BRAVe, o paciente foi levado com urgência para o Hospital Santa Lúcia por uma equipe do SAMU.
Aneurisma da aorta
O aneurisma de aorta é uma dilatação anormal na parede da aorta, a maior artéria do corpo, que pode ocorrer em qualquer parte da aorta, mas é mais comum na porção abdominal
De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, o aneurisma da aorta pode ser encontrado em cerca de 2% da população acima de 50 anos, 5% em homens com mais de 70 anos e 20% em irmãos de pessoas que têm diagnóstico de aneurisma.
Os principais fatores de risco são tabagismo, pressão alta e histórico familiar de aneurisma.