Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

Pacientes da Unacon participam de oficina de turbantes

As pacientes da Unidade de Atendimento de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) participaram de uma oficina de turbantes promovida pela presidente do Centro de Cultura Afro Brasileiro Chico Rei, Lucia Vera Lima. O objetivo foi levar empoderamento para essas pacientes que estão lutando contra o câncer.

Turbantes melhoram a autoestima das pacientes da UNACON

O evento, realizado na semana passada fez parte da entrega de 165 lenços que foram arrecadados em uma campanha realizada pelos servidores do Balneário Dr. Mário Mourão em conjunto com as equipes de PSFs e a Coopoços, que repassaram os lenços por meio de duas organizações ligadas à luta contra o câncer, o Gaapo e a Laço Rosa.

Lucia Vera conta que a oficina foi um momento de fazer a doação do trabalho que ela costuma desenvolver o ano todo, mas com um público diferente, que foram as mulheres que fazem tratamento na Oncologia da Santa Casa.

“A gente fala que quando a pessoa coloca o turbante, independente de estar em tratamento de saúde ou não, ela fica empoderada. Colocar o turbante aumenta a auto-estima delas, é uma maneira delas sentirem melhor no momento difícil que elas estão passando. O turbante é uma coroa para nós enquanto mulheres negras e eu acho que essas mulheres, independente da cor da raça e da religião, se sentem empoderadas ao usá-lo”, diz Lucia Vera

A chefe do Departamento de Serviços Termais da Secretaria Municipal de Turismo, Sharlene de Carvalho Morais, conta que a ideia do evento foi trazer um pouco de carinho e conforto para pessoas que já estão fragilizadas com o tratamento.

“Durante o Outubro Rosa, nós fizemos algumas ações com os PSFs do Município, fazendo essa arrecadação de lenços no qual fizemos essa doação para a Laço Rosa e o Gaapo. Também trouxemos massagistas, esteticistas para dar mais conforto para as pacientes”, conta Sharlene

A presidente do Grupo de Assistência e Apoio ao Paciente de Câncer (Gaapo), Claudia Rocha, explica que essas campanhas de arrecadação de lenços são sempre bem vindas. “Temos uma campanha permanente de lenço aqui, onde recebemos numa caixinha fixa que fica aqui na Unacon. Levamos para uma lavanderia que a gente tem parceria, onde os lenços são lavados e higienizados. Depois deixamos na sala da Milena, que é a psicóloga da Unacon.  Então, quem precisa de lenço pode falar com a Milena que esse nosso banco de lenço fica lá com ela”, revela Claudia.

A assistente social da Oncologia da Santa Casa, Alessandra de Oliveira Terra, lembra que qualquer gesto de solidariedade vindo da sociedade é muito importante para os pacientes. “A Oncologia da Santa Casa conta com o apoio de vários setores da sociedade. Isso é importante porque, junto com o trabalho que realizamos aqui diariamente, nós conseguimos trazer um pouco mais de esperança para esses pacientes que lutam contra a doença. Em nome da equipe da Unacon, quero agradecer a todos que doam um pouquinho do seu tempo para fazer o bem para nossos pacientes”, destaca Alessandra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *