DiversosNotíciasSaúdeUtilidade pública

Pacientes dizem o que acham do atendimento no Margarita Morales

Atendimento na recepção e na enfermagem, tempo de espera na recepção, na triagem e no atendimento médico, limpeza e organização do ambiente, roupa de cama e banho, atendimento do serviço social, da nutrição, do médico e da fisioterapia, além da qualidade da refeição: estes itens foram avaliados por pacientes que utilizaram o repouso do Hospital Municipal Margarita Morales, nos meses de agosto e setembro. É que está sendo implementada na unidade, a pesquisa de satisfação.

Pesquisa de satisfação está sendo implementada no hospital

O modelo é semelhante ao que já é aplicado na UPA, a Unidade de Pronto Atendimento, desde 2018, para os pacientes atendidos nos setores de Repouso Adulto, Apoio e Sala Vermelha. A pesquisa é voluntária, ou seja, nem todos os pacientes atendidos necessariamente responderam às perguntas.

O assistente social vai até a família e explica os objetivos e a importância do levantamento e o paciente é livre, para querer ou não, participar. Quem aceita, responde, lacra e deposita o questionário em uma urna. A identidade não precisa ser informada.

Os quesitos são avaliados com as alternativas: muito satisfeito, satisfeito, insatisfeito ou muito insatisfeito. Há ainda um campo para comentários, onde o paciente pode se expressar com mais detalhes, sobre o atendimento recebido.

Resultados

No mês de agosto, 66 pacientes responderam à pesquisa e a taxa de satisfação apurada com os serviços, foi de 86,4%. Já em setembro, foram 36 respondentes e a taxa de satisfação apurada foi de 77,8%. “Além de demonstrar a satisfação com o atendimento, esta pesquisa serve como estratégia de gerenciamento e discussão para melhorias do serviço e motivo pelos quais alguns pontos pioraram em satisfação levando a discussão com a equipe multidisciplinar e buscando essa melhoria constante”, informou o médico Ed Wilson, diretor técnico do Hospital Municipal Margarita Morales. No Margarita Morales, são cinco leitos masculinos, cinco leitos femininos e seis pediátricos, na ala de repouso.

O secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva, ressaltou a importância da realização destes levantamentos. “O Hospital Margarita Morales é uma unidade muito importante do nosso sistema de saúde e que recebe elogios constantes da população. Mensurar a qualidade deste atendimento e dar a população a oportunidade de opinar, elogiar e criticar, são ações que fazem parte da nossa política de humanização da saúde, e da busca constante pela melhoria dos serviços prestados. Contamos com a participação de todos os usuários nestas pesquisas, realizadas tanto no Margarita Morales, quanto na UPA”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.