DiversosEconomiaNotícias

Pequenos produtores criam cooperativa da Agricultura Familiar

Foi lançada oficialmente nesta quinta-feira, 18, a AGRIPOÇOS – Cooperativa da Agricultura Familiar de Poços de Caldas e Região. Fundada em novembro de 2019 por agricultores familiares de Poços de Caldas, Botelhos, Andradas, Caldas, Campestre, Ouro Fino e Ipuiuna busca ser uma referência para o setor de frutas, legumes e verduras da região.

A cooperativa é formada por mais de 70 famílias que produzem alimentos de forma sustentável

De acordo com o presidente da cooperativa, Luís Carlos Zanette, são mais de 70 famílias cooperadas que produzem alimentos de qualidade e de forma sustentável, tais como banana, batata, tomate, feijão, mandioquinha, cenoura, beterraba, alface, cheiro-verde, chuchu, brócolis, feijão, café, milho, vagem, acelga, entre outros produtos. “A Agripoços nasce de uma necessidade de adequarmos a Assolima (Associação Comunitária Rural da Região do Souza Limas – Poços de Caldas), para fortalecer ainda mais essa união dos produtores rurais que começou em 1994, e que cresceu muito nos últimos 10 anos, por isso precisámos ter novos objetivos e novos desafios, sendo assim criamos a cooperativa,” diz o presidente da Agripoços

A região se destaca pela produção de hortaliças e legumes de excelente qualidade em virtude de possuir um clima mais ameno e qualidade do solo e da água que favorecem a produção com sabores mais marcantes e durabilidade maior na prateleira.

Desde 2010 a então Assolima, auxiliava os agricultores a atender demanda de mercados institucionais como PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e agora com a cooperativa o objetivo é aumentar ainda mais as vendas e os serviços prestados aos cooperados, de tal forma a tornar a Agripoços uma cooperativa conhecida nacionalmente.

“É uma honra fazer parte da constituição de uma organização tão importante como é a Agripoços, isso representa um marco na história do setor agrícola da região e estamos esperançosos que vamos poder colher muitos frutos dessa iniciativa, foi trabalhoso levamos mais de 2 anos para conseguir regularizar toda a documentação, mas hoje é um momento que podemos dizer que valeu a pena. Acompanho e apoio o trabalho desses agricultores a mais de 15 anos e sei o quanto isso representa para a região.” Destaca Ulisses Ferreira de Oliveira que faz parte da diretoria da Agripoços.

Durante o lançamento foi apresentada a marca da AGRIPOÇOS bem como todo o material de divulgação que foi preparado para tornar a cooperativa conhecida no cenário regional, a expectativa é em breve ter produtos da agricultura familiar da região disponíveis em redes de supermercados e outros canais de comercialização, tornando possível que a população da região tenha acesso a produtos de qualidade e saudáveis, produzido de forma local por pequenos produtores.

“O primeiro desafio foi superado que era ter a cooperativa toda regulamentada, agora estaremos buscando ampliar nossos canais de venda para dar ao produtor mais opções para o escoamento da produção e ainda continuar a atender nosso grande parceiro que é a alimentação de nossas crianças nas redes de ensino municipal, estadual e federal de Poços de Caldas.” Prevê o vice presidente da Agripoços, Aures da Silva Parolin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.