Piquenique integração – Mão que falam para o mundo.
Dia 30 de setembro – Parque Municipal – Poços de Caldas, MG
Objetivo: promover contato direto e integração de pessoas ouvintes e não ouvintes para chamar a atenção da população para uma inclusão que não acontece em nossa sociedade.
O surdo aprendeu um idioma próprio para se comunicar e se relacionar com o mundo a sua volta. No entanto, essa relação fica prejudicada uma vez que a grande massa da população desconhece a realidade vivida por aqueles que não ouvem e poucos conhecem a Linguagem dos Sinais como idioma de comunicação. A abertura dos jogos paraolímpicos, por exemplo, ao ser transmitida na TV não apresentou legendas ou interprete de LIBRAS, fazendo-nos concluir que a inclusão desta minoria não está sendo de fato atendida.
Proposta: reuniremos um grupo de pessoas com capacidade auditiva, conhecedora ou não da Linguagem de Sinais para uma atividade de integração com os alunos da Escola Tarso de Coimbra, no Parque Municipal no dia 30 de setembro – produção de painéis que serão expostos no Paço do Saber – Espaço Cultural do Paço das Águas Shopping em outubro.
Programa: Manhã: das 9h às 11 – Tarde das 14 às 16h
– Atividade de integração / sensibilização, comandada pela instrutora de yoga Ana Franco
– Atividade artística – pintura com as mãos – tema: “o que gostaria que o mundo soubesse” – com a arte educadora Daniela Marco Antônio Alvisi
– Confraternização – piquenique
– Encerramento
Organização: Angela Caruso e
Fabiana S. Fernandes Solia (diretora da Escola MunicipalTarso de Coimbra)
Contato: asantos1@uol.com.br Tel: (35) 999485643