Plataformas digitais de ensino disponibilizam conteúdos especiais na Semana da Consciência Negra
As plataformas digitais da Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas estão com programação especial durante a Semana da Consciência Negra. Desde a última segunda-feira, 16,, os sites Aprender Brincando (voltado para a Educação Infantil); Tok Digital, canal específico para os educadores; e Conexão Educação Poços, que faz o contato com os estudantes do Ensino Fundamental e Médio da Rede Municipal de Ensino disponibilizam conteúdos ricos sobre o tema.
São vídeos informativos sobre a história da África e do Brasil, curta-metragem que debate a questão do racismo e conteúdos diversos sobre música, cultura e religiões afro-brasileiras disponibilizados nos sites e nas redes sociais das plataformas durante o período de 16 a 20 de novembro.
“Todas as três páginas da Secretaria de Educação estão voltadas para a Semana da Consciência Negra. Todo o conteúdo é construído pela equipe pedagógica da SME, em parceria com a Divisão de Projetos”, informa Letícia Borges, da Divisão de Projetos de Educação Complementar.
No Canal Tok Digital (https://www.tokdigital.net/), por exemplo, os professores têm acesso a seis conteúdos diferentes sobre o tema, que poderão ser utilizados durante as atividades de ensino remoto. Já no site Aprender Brincando (https://www.aprenderbrincando.online/) todas as atividades foram pensadas para atender as crianças da Educação Infantil. São conteúdos lúdicos, com brincadeiras e contação de histórias que remetem ao Dia da Consciência Negra.
Na página Conexão Educação Poços, uma parceria entre as secretarias de Educação e Cultura (https://www.facebook.com/conexaoeducacaopocos), voltada para os estudantes do Ensino Fundamental e Médio, também é possível acessar os conteúdos. Um dos vídeos disponibilizados durante a semana é “Dudu e o lápis cor da pele”, cedido gratuitamente pela produtora Take a Take Filmes, que debate o racismo presente até mesmo em coisas simples do dia a dia.
“Durante toda a semana, vamos abordar questões relevantes sobre o Dia da Consciência Negra. Nosso objetivo é propor uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil”, destaca a secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga.
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro, data da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. A data foi oficializada por meio de Lei Federal no ano de 2003.