PM de Poços vai contar com helicóptero
Poços de Caldas vai passar a contar, em breve, com uma base área para a chegada de um helicóptero da PM, o Pegasus -9, que vai fazer o policiamento aéreo não só na cidade como nos outros 54 municípios que compreendem a 18ª Região da Polícia Militar. O anúncio oficial deve ser feito pelo comandante da 18ª RPM, coronel Frederico Antônio de Lima, na próxima segunda-feira.
Poços de Caldas terá a 6ª Base Aérea de Aviação do Estado – BRAvE. A chegada do policiamento aéreo será uma das últimas ações do comandante à frente da 18ª Região, antes de sua passagem para a reserva da PM, a aposentadoria dos militares. De acordo com o comandante, o investimento é da ordem de R$ 20 milhões.
O Pegasus será a segunda aeronave que vai atender as forças de segurança de Poços de Caldas e região. Desde abril de 2016, o 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Varginha, subordinado ao 6º Comando Operacional de Poços de Caldas, tem atuado em salvamentos e resgates.
A instalação de bases aéreas no interior de Minas Gerais faz parte da estratégia de ampliação da cobertura aérea do Estado de Minas Gerais, seguindo o conceito de multimissão, em que as aeronaves cobrem determinada região do estado com serviços nas áreas de segurança pública, atendimento de emergências de saúde, transporte de órgãos, resgastes, prevenção e combate a incêndios, dentre outros serviços. A medida foi anunciada pelo governador Fernando Pimentel em abril deste ano, quando teve início a instalação das bases em Governador Valadares, Uberaba e Montes Claros.
A gestão do emprego das aeronaves é de responsabilidade do Comando de Aviação do Estado (Comave), órgão criado para centralizar e otimizar o gerenciamento da frota aérea estadual, composta por aeronaves do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, do Gabinete Militar do Governador, da Polícia Civil e da Polícia Militar.