DiversosNotíciasPolítica

Poços adere à Onda Roxa

Durante uma entrevista coletiva realizada na tarde desta terça-feira, 16, no Espaço Cultural da Urca, o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) e representantes do Comitê Extraordinário falaram a respeito das medidas restritivas que passam a vigorar em toda Minas Gerais a partir desta quarta-feira, 17.

As medidas foram anunciadas durante uma entrevista coletiva na tarde desta terça-feira, 16, na Urca – foto reprodução Prefeitura de Poços de Caldas

De acordo com o prefeito, por ser uma ação impositiva, Poços de Caldas como os demais 852 municípios mineiros não têm outra alternativa a não ser acatar a decisão e suspender pelo período de 15 dias todas as atividades que não são consideradas como essenciais e restringir a circulação da população das 20h às 5h da manhã com fiscalização feita pela PM.

O agravamento da pandemia no Estado, com o surgimento de novas variantes do vírus e o aumento do número de casos positivos da doença fizeram com o governador Romeu Zema determinasse a inclusão de todos os municípios mineiros na Onda Roxa, como forma de conter a propagação do coronavírus, sendo assim restringindo a circulação da população. A falta de leitos de UTI para o tratamento de pacientes com Covid-19, também foi um dos aspectos que levou o Governo de Minas a tomar a decisão.

De acordo com o prefeito, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, foi possível criar mais 6 UTIs nesta terça-feira e assim ampliar o número de leitos para 73 no município, montante que talvez não seja necessário por conta da demanda, principalmente de pacientes de outros municípios encaminhados pelo SUS, uma vez que as unidades hospitalares são conveniadas ao Sistema Único de Saúde.

“ A partir de amanhã somente vão funcionar os serviços essenciais. Não estamos satisfeitos com a situação, ninguém está, ainda mais nós que fizemos um trabalho árduo, porém precisamos receber  pacientes de outras cidades. A cada dia que abrimos um novo leito, este número será insuficiente, pois vamos receber pacientes de fora. Espero que esta restrição seja por apenas 15 dias e que possamos retornar nossas atividades. A vacina está chegando e assim como as medidas preventivas é a nossa esperança de conter este vírus,” disse o prefeito.

De acordo com o secretário de Saúde, Carlos Mosconi, além da questão dos leitos de UTIs o número de casos positivos também tem causado preocupação. Segundo ele, hoje foram 104 casos a mais, inclusive de 4 bebês. “Não tínhamos intenção de fechar novamente. Esta medida do Estado de Minas  são medidas que todos estão tomando e visam evitar a propagação do vírus e a eficácia vai depender da população. Da  consciência da população e por isso é preciso manter o básico. A população tem que entender que é preciso usar máscara, em todos ambientes e evitar aglomeração,” enfatizou Mosconi.

O vice-presidente da Câmara, Kleber Silva(Novo) representou os demais vereadores na coletiva, pois coincidiu com o horário da Sessão Ordinária desta terça. O vereador informou que o Poder Legislativo também está preocupado com a situação e os vereadores não vão medir esforços para amenizar a situação. “Entendo os questionamentos da população, mas se não fechar agora a situação pode ficar pior,  espero que a vacinação possa chegar logo. O Governo de Minas visa à compra de 20 milhões de doses da vacina para atender toda a população mineira. Sabemos do esforço do Executivo que tem feito um bom trabalho na cidade, “ destacou o vereador.

Na Onda Roxa as barreiras sanitárias serão reativadas, porém o Executivo aguarda uma deliberação do Governo de Minas, o mesmo acontece com os horários de missas e cultos que ainda não foi definido.

Durante a coletiva foi informado que o cronograma de vacinação contra a Covid-19 será mantido, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, principalmente no que diz respeito à liberação de novas doses da vacina.

O transporte público, serviço de aplicativo, taxi e mototaxi poderão funcionar normalmente por serem considerados como essenciais. Apenas o horário do transporte coletivo que deve ser ajustado até às 21h.

As atividades ao ar livres estão suspensas, bem como nas academias. Se as pessoas precisarem se deslocar, o uso da máscara será obrigatório.

As feiras livres e o Ceasa estão autorizados a funcionar, porém as feiras de artesanatos não poderão funcionar.

O serviço de delivery poderá funcionar sem limitação, porém os estabelecimentos, principalmente, os restaurantes deverão seguir a risca o protocolo sanitário e todos os funcionários usando máscaras e higienização.

Veja abaixo o que vai funcionar a partir desta quarta-feira em Poços de Caldas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.