CulturaDiversosEVENTOSNotícias

Poços de Caldas sedia I Seminário “Negro, Cultura e Resistência”

Poços de Caldas sedia, neste sábado, 19, o I Seminário “Negro, Cultura e Resistência: os desafios para a população negra atual”, a partir das 8h, na Superintendência Regional de Ensino (Avenida Francisco Salles, 235). O evento, que é uma realização da Autarquia Municipal de Ensino, em parceria com a SRE, Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Étnica (COMPIRÉ), Chico Rei Clube e Coletivo Negro de Poços de Caldas, vai contar com palestras, mesas redondas, oficinas e apresentações artísticas, durante todo o dia.

Lúcia Vera participará da palestra “A mulher negra assumindo sua identidade e rompendo silêncio”, além de oficina de boneca abayomi

O seminário antecipa as reflexões que normalmente ocorrem no mês de novembro, quando é celebrado o Dia da Consciência Negra. “Diante do aumento dos casos de racismo no país e da ampliação das dificuldades da população negra no atual cenário de retrocessos e conservadorismo, achamos por bem antecipar a programação de novembro, propondo uma ampla discussão sobre os caminhos que devemos trilhar no enfrentamento desses desafios”, destaca a diretora da Autarquia Municipal de Ensino, Nanci de Moraes.

O I Seminário “Negro, Cultura e Resistência: os desafios para a população negra atual” tem como ponto de partida o diálogo sobre a vivência negra enquanto cultura, arte e religiosidade, como forma de resistência em uma sociedade que insiste em margeá-la. Durante todo o dia, personalidades negras de Poços de Caldas e convidadas abordarão questões diversas relacionadas à temática central.

O encontro propõe um Brasil de construção e empoderamento histórico social, cultural e político da população negra, visando à discussão sobre a ocupação dos espaços públicos e escolares bem como o enfrentamento dos desafios para a reconstrução de um conhecimento antirracista.

Serão seis palestras que abordam a história do movimento negro, a representatividade da população negra na sociedade, a identidade da mulher negra, o negro na literatura e a sonoridade negra, além de oficinas de turbante, bonecas abayomi e literatura. No encerramento do seminário, será feita a leitura de uma carta sobre a resistência negra no Brasil atual pela diretora da AME, Nanci de Moraes.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site do seminário https://sites.google.com/view/seminario-resistencia/ ou presencialmente no dia do evento.

Palestras:
1ª Palestra: Movimento Negro: História, Conquistas e Resistência – José Muniz Alves.
2ª Palestra: Os limites do empoderamento e da representatividade do negro em um país marcado por um racismo estrutural – Lucas Santos.
3ª Palestra: A mulher negra assumindo sua identidade e rompendo silêncio – Lúcia Vera Lima e Daniela Roberta Antonio Rosa.
4ª Palestra: O negro na literatura afro-brasileira, africana e mundial – Roberto Tereziano.
5ª Palestra: Samba, Rap e Funk: a sonoridade negra como auto de resistência – Fábio Junior Fernandes.
6ª Palestra: A mulher e a música de resistência – Teicianne Miranda de Freitas.

Oficinas:
Turbantes – Maria Augusta Clementino
Bonecas Abayomi – Lúcia Vera Lima
Literatura africana e afro-brasileira – Silvana Maria Jacinto

Apresentação musical: Canto das Três Raças, Kizomba e Nas veias do Brasil – Fabinho Júnio e Teicianne.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.