Poços de Caldas sedia uma das etapas do Minas Urbano

Poços de Caldas (MG) – Teve início na tarde desta quarta-feira(14) no estacionamento do Parque José Affonso Junqueira, em Poços de Caldas, mais uma etapa do Minas Urbano, programa esportivo do Governo de Minas Gerais realizado em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).
A iniciativa tem como objetivo difundir os valores do esporte, da coletividade e da ocupação dos espaços públicos, por meio de modalidades urbanas em pleno crescimento no Brasil e no mundo.
O evento acontece entre os dias 14 e 17 de janeiro, com entrada gratuita. A arena funcionará diariamente, das 13h às 21h, oferecendo ao público uma programação diversificada e aberta a todas as idades.
A abertura oficial reuniu diversas autoridades municipais e estaduais, entre elas o prefeito Paulo Ney, o vice-prefeito Eduardo Januzzi, o assessor especial do Governo de Minas Sérgio Azevedo, o diretor regional Sul da SEDESE, Rodrigo Reis, o deputado estadual Rodrigo Lopes, o vereador Wellington Guimarães (Paulista), representando o Legislativo, e o prefeito de Botelhos, Felipe Begalli. Também estiveram presentes a secretária municipal de Esportes, Zélia Maria Testi, e a coordenadora da Arena Itinerante do Minas Urbano, Rubídia Mota, além de outros secretários, vereadores e membros da comunidade, que prestigiaram o início do evento.
Durante a solenidade, o público acompanhou apresentações que abrilhantaram a abertura, como o projeto de skate, com destaque para a jovem promessa Nina, que já garantiu o título de vice-campeã brasileira na categoria Feminino Iniciante, além de apresentações do projeto de capoterapia e da ginástica rítmica.
Para Rubídia Mota, coordenadora da Arena Itinerante do Minas Urbano, levar o esporte para diferentes cidades é uma forma de ampliar horizontes e promover inclusão.“O Minas Urbano proporciona novas experiências para crianças, jovens e famílias, aproximando a população de modalidades que muitas vezes só são vistas pela televisão. Quando o esporte chega perto das pessoas, em espaços públicos e de forma gratuita, ele se torna uma poderosa ferramenta de inclusão social, convivência e transformação”, destacou.
Ao longo da programação, o público poderá acompanhar e praticar atividades como basquete 3×3, BMX, skate, futebol e breaking, entre outras modalidades, em um ambiente preparado para receber toda a comunidade, promovendo lazer, inclusão e vivências esportivas.
Em Poços de Caldas, o legado do programa será a entrega da revitalização da Quadra São José, localizada na Rua José Augusto de Carvalho, nº 545, no Bairro São José, com inauguração marcada para o dia 16 de janeiro, às 14h. A ação garante que os benefícios do evento permaneçam na cidade, incentivando a prática esportiva contínua entre os jovens.
O Minas Urbano já passou por cidades como Frutal, Ituiutaba, Araguari, Unaí, Pará de Minas, Itaúna, Pompéu e Uberlândia, reunindo, em média, 7 mil pessoas por etapa. Além das experiências esportivas, cada município recebe a revitalização de uma quadra pública, assegurando um legado duradouro.
A secretária municipal de Esportes, Zélia Maria Testi, ressaltou a importância da iniciativa para o município. “Trata-se de um grande evento, que fortalece o esporte, estimula o uso dos espaços públicos e amplia o contato da população com as modalidades urbanas, especialmente entre os jovens”, afirmou.
Para o prefeito Paulo Ney, a realização do Minas Urbano em Poços de Caldas foi resultado de uma solicitação ao Governo de Minas para que a cidade recebesse o projeto durante o período de férias. “Queríamos oferecer mais uma opção de esporte e lazer para a população, especialmente para nossas crianças e jovens. Poços de Caldas reforça, mais uma vez, sua vocação como uma cidade que acredita no esporte como ferramenta de inclusão, educação e qualidade de vida”, destacou o prefeito.





