CulturaDiversosNotícias

Protótipo de carruagem elétrica é apresentado pela prefeitura

Um protótipo de carruagem elétrica, que vai substituir as charretes que realizam passeio turístico com tração animal em Poços Caldas foi apresentado na tarde desta quarta-feira, 5, em frente ao estacionamento do Palace Cassino.

O protótipo da carruagem elétrica foi apresentado pela prefeitura e deve substituir as charretes no futuro – foto Roni Bispo/ Poçoscom.com

A data do lançamento do projeto foi escolhida devido às celebrações da Igreja Católica em homenagem ao dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais, celebrado no dia 4 de outubro.

O protótipo é parecido com a carruagem elétrica, que já é uma realidade em Petrópolis, na região Serrana do Rio de Janeiro desde 2020, quando as tradicionais charretes com tração animal começaram a ser substituídas por veículos elétricos de uma empresa privada do setor de turismo.

No caso de Poços de Caldas, a  viabilização do protótipo foi possível por meio do “Poços + Inteligente”, um projeto de pesquisa e desenvolvimento da Prefeitura em parceria com DME, PUC Minas Poços de Caldas e IFSULDEMINAS, dentro dos projetos de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica (P&D) estabelecidos pela ANEEL.

De acordo com responsável pelo P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) na DME Distribuição, Anderson Muniz, após solicitação do Executivo,  DME, IFSULDEMINAS e a PUC Minas se organizaram ao longo de 10 meses para o desenvolvimento e pesquisa para a realização da construção da carruagem elétrica, com licitação para compras de equipamentos e diversos estudos. Isso envolveu visitas a empresas que produzem charretes tradicionais, bem como fábricas de kits de motorização elétrica, baterias, e todo o desenvolvimento do projeto. “O prazo foi bem apertado, começamos do zero, visitamos várias fábricas de carruagens e motores de tuck tuck para chegar no que queríamos, um motor 100% elétrico e assim que conseguimos as partes principais, contratarmos a mesma empresa que desenvolveu o eletro posto os bicicletários e toda a parte mecânica foi produzida em Itajubá.  Agora é uma fase de teste para dar início na produção das demais, “ destacou Muniz.

A expectativa é de que após os testes sejam produzidas 15 carruagens elétricas. Até lá, os charretistas passarão por uma capacitação para conduzir a carruagem elétrica, que conta com chassi e estrutura em aço carbono; suspensão com quatro feixes de molas reforçados, com  capacidade para 4 passageiros e um condutor, além de um baú fechado instalado na traseira do veículo.

O veículo tem largura total de 1,60 m; Altura total: 2,50 m; Comprimento total: 3,50 m; Peso aproximado: 410 kg com capota fechada e varais com amortecedores, podendo levar até 4 passageiros, além do cocheiro e suporta o peso de 500 kg.

A velocidade máxima é de 30km/h e a bateria tem uma autonomia para 50km, podendo ser recarregada no tempo de 40 minutos. A previsão é de que a carruagem possa realizar passeios até mesmo no Cristo Redentor, no alto da Serra de São Domingos.

O modelo inspirado no Império,  mas agora sem a tração animal e sim com a energia elétrica, limpa e sustentável,  promove experiências únicas e inesquecíveis com referências ao passado e futuro.

Para o professor da PUC Minas, Fabiano Costa Teixeira, o projeto “Poços + Inteligente” com o slogan: Um novo jeito de Viver, resume a proposta do projeto que vê um mundo de uma nova forma. “Somos umas das principais cidades do Brasil implementando esses projetos de mobilidade urbana. Apesentamos uma tecnologia e uma solução que contribui com o desenvolvimento da história de uma cidade. Estamos muito satisfeitos.”

O professor, Rafael Felipe Coelho Neves, Diretor Geral Do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, também informa que é um orgulho muito grande para a instituição desenvolver projetos nessa magnitude e colocar Poços de Caldas como centro de referência tecnológica no país.

Artistas caracterizados como Dom Pedro II e Teresa Cristina fizeram uma alusão a vinda do imperador a Poços de Caldas com a chegada da modernidade – foto Roni Bispo – Poçoscom.com

Depois de mais de 100 anos de tradição das charretes na cidade, um projeto inovador que une mobilidade elétrica, geração fotovoltaica, turismo, sustentabilidade, proteção aos animais e também a valorização ao contexto histórico da cidade, referenciando a vinda de Dom Pedro II a Poços no final do século XIX. Artistas representaram esse momento, caracterizados como Dom Pedro II e Teresa Cristina.

O prefeito, Sérgio Azevedo ressalta que é um trabalho genuinamente de Poços de Caldas e que com certeza vai tomar o Brasil, trazendo o glamour de volta aos passeios de carruagens e que abrange novas possibilidades de trabalho, seja para o turismo, eventos e repassando de inspiração a mais cidades como iniciativas de sustentabilidade. ” Queremos profissionalizar o serviço com os condutores vestido a caráter, a tecnologia usada disponibilizando informações turísticas por meio de gps, carregamento usb. A cidade merece crescer sempre e por isso que trabalhamos, um caminho de vanguarda e avanço para todos.”

O passeio turístico com tração animal é uma questão polêmica e tem sido debatido amplamente em reuniões e audiências pública, buscando uma alternativa para manter a tradição centenária na cidade. Em dezembro passado, o prefeito Sérgio Azevedo, havia anunciado o fim do serviço no dia 4 de outubro deste ano, porém ainda não foi viável.

O secretário de Governo e Comunicação, Paulo Ney de Castro Júnior, destaca que é um projeto inovador. “ O prefeito deu uma missão para que esse desafio fosse pioneiro. Foi uma discussão que tentou abordar toda a cidade, não querendo acabar com uma cultura, mas sim envolver soluções para que o município avançasse, trazendo tecnologia e mantendo a tradição e respeito a todos,” destacou o secretário de Governo.

A vereadora, Luiza Martins, que representou o Legislativo e também faz parte da comissão que analisou o projeto que visa o fim das charretes ressaltou os benefícios das carruagens elétricas. “Foram anos de discussão e uma construção para que todos fossem beneficiados, as pessoas que trabalham com tração animal, o desenvolvimento da cidade com tecnologia e a saúde dos animais.”

Para a advogada e secretária da Comissão dos Direitos dos Animais da OAB Subseção Poços de Caldas, Caludenilda Calixto,  A apresentação do protótipo é uma iniciativa fundamental e uma alternativa para resolver uma questão tão polêmica na cidade. “Estou feliz na expectativa de que realmente seja uma solução tanto para os animais quanto para os trabalhadores que são  tradição na cidade, mas o que realmente esperamos é uma solução e um futuro que seja realmente proveitoso a todos,” encerrou a advogada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.