Meio AmbienteNotíciasSaúdeUtilidade pública

Poços de Caldas tem um dos maiores índices de área verde por habitante do país

A constatação é o resultado de um estudo feito pelo engenheiro ambiental, Luis Francisco Fernandes Pereira, que fez um mapeamento da área verde existente em Poços de Caldas.

Índice de área verde por habitante em Poços de Caldas é de 100 metros quadrados – foto Poçoscom.com/Roberto Tereziano

O mapeamento que levou dois anos para ser concluído apontou que o município oferece um índice de 100 metros quadrados de área verde por habitante, quando o recomendável pela Organização Mundial de Saúde – OMS,  seria 15 metros quadrados por habitante e 13 metros quadrados por habitante pelo Manual de Arborização de Minas Gerais.

O estudo foi supervisionado pelo doutor e professor de Engenharia Ambiental do Campus da Universidade Federal de Alfenas – Unifal, em Poços de Caldas, Antônio Donizetti de Souza.

Segundo o engenheiro ambiental que também é professor na Unifal, é importante ressaltar que a área verde é todo aquele espaço na área urbana onde existe uma grande quantidade de árvores, grama e jardim e que permitem a infiltração da água da chuva no solo. Espaços como o Parque José Affonso Junqueira, Parque Municipal e o Parque da Serra de São Domingos. Ruas arborizadas como a São Paulo, por exemplo, não entraram no estudo, pois a área onde ficam os troncos são concretadas o que não permite uma grande absorção da água da chuva.

Estudo foi feito pelo engenheiro ambiental da Unifal, Luis Francisco Fernandes Pereira – Foto Poçoscom.com/Roni Bispo

Ainda de acordo com Pereira, a área verde proporciona outros benefícios para os moradores como a saúde e o lazer e isso influencia em muito na qualidade de vida da população de Poços.

Outro benefício proporcionado pelas áreas verdes é a amenização da temperatura. Ao longo do mapeamento foram feitas duas medições de temperatura em locais considerados ilhas de calor. Uma no inverno e outra no verão. E o resultado foi a diferença de 5 graus a menos na temperatura, quando comparada regiões como a Rua Assis e o Parque Municipal. Onde tem a área verde a temperatura é mais amena e agradável.

O mapeamento concluído em 2014 virou artigo científico apresentado durante o Congresso Nacional do Meio Ambiente do ano passado e também virou objeto de estudo em Campina Grande na Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.