CulturaDiversosUtilidade pública

Poços realiza II Fórum Regional do Patrimônio

Teve início nesta segunda-feira, 11, o II Fórum Regional do Patrimônio.

Participantes realizam visitas guiadas pelos prédios históricos da cidade

O evento conta com a participação de professores e mestres nas áreas de arquitetura e patrimônio, e autoridades na área, como a superintendente do Iphan-MG, Célia Corsino, e o Diretor de Promoção do Iepha, Fernando Pimenta e ainda da diretora de Proteção e Memória do mesmo instituto, Francoise Jean. Eles proferem a palestra “Participação e a Preservação do Patrimônio Cultural no Estado de Minas Gerais”. 

O Fórum vai até o dia 14 no Espaço Cultural da Urca e é idealizado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços de Caldas – CONDEPHACT-PC, e coordenado pela Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento, setor responsável pela política de preservação do patrimônio, atrelado à Secretaria Municipal de Planejamento.

Estudantes de Arquitetura da PUC-Minas, campus Poços, profissionais da área, autoridades, e gestores municipais da área de Patrimônio das prefeituras da região foram convidados para o evento, que é aberto ao público. “Esperamos, por meio do Fórum, contribuir para o aperfeiçoamento das técnicas de preservação e da criação de vínculo entre pessoas que trabalham na área e, a partir daí, tenham a oportunidade de criar uma rede de colaboração”, informa Letícia Loiola, arquiteta urbanista e coordenadora da Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento de Poços. 

Regionalização

O evento abrange os estados de Minas Gerais e São Paulo, considerando que Poços de Caldas está inserida numa região de fronteira entre os dois estados, que têm interesses em comum, além de histórias de desenvolvimento urbano que se cruzam, quer seja pelas montanhas, ou pelas águas minerais, ou pela ocupação por imigrantes, e também pela vocação turística, agrícola e comercial.

No último dia do Fórum, haverá uma visita monitorada ao vizinho município paulista de Águas da Prata, com saída de Poços às 9h (somente para os participantes do Fórum). O tour irá percorrer a Fazenda Santa Maria, com enfoque na restauração dos imóveis e demais estruturas da fazenda para fins de exploração turística e também percorrerá o centro histórico de Águas da Prata passando pelo Balneário, Farmácia Santana, Hotel São Paulo e Câmara Municipal, fonte Água Platina e Espaço Cultural Boca do Leão. No dia 13 também haverá uma visita guiada em Poços, passando pelas Thermas, Palace Hotel e Palace Casino.

Confira a programação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.