Polícia do Meio Ambiente apreende iguana e jabuti em cativeiro

A Polícia Militar de Poços de Caldas desencadeou, na manhã desta terça-feira, 20,, uma operação de combate à caça e à manutenção de animais silvestres em cativeiro. A partir de denúncia anônima, a equipe da 18ª Companhia de Meio Ambiente se dirigiu até uma residência, na Rua Vereador Eduardo de Paiva, na Vila Menezes, onde encontrou 28 animais da fauna silvestre brasileira mantidos irregularmente em cativeiro.

A iguana estava entre os animais apreendidos durante a operação – foto PM Ambiental

Na primeira casa, foram encontrados 24 pássaros silvestres, sendo 20 Canários da Terra e quatro Coleirinhos que estavam acondicionados em gaiolas. O proprietário dos animais, que não teve o nome divulgado, não tinha autorização do órgão ambiental para a criação dos animais e foi multado em 12.600 UFEMGs, o que corresponde a mais de R$ 45 mil. Ele foi liberado após assinar o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). As aves foram avaliadas por um médico veterinário e soltas em uma propriedade na zona rural.

Em outra residência, no mesmo endereço, a PM encontrou uma iguana, duas tartarugas d’água e um jabuti, que está ameaçado de extinção. O proprietário dos animais também não tinha autorização e foi autuado administrativamente no valor 5.300 UFEMGs, o que equivale a aproximadamente R$ 19 mil. Ele também foi liberado depois de assinar o TCO e os animais ficaram sob a responsabilidade do próprio infrator até a manifestação do órgão ambiental competente.

Jabutis apreendidos estão ameaçados de extinção – foto PM Ambiental

A 18ª Companhia de Meio Ambiente enfatiza que manter pássaros ou animais silvestres em cativeiro e sem autorização do órgão competente é crime previsto na Lei 9.605/98, que pode ser punido com pena de detenção de seis meses a um ano, além da multa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.