Preço do gás natural para residências é congelado até 2022
O consumidor residencial de gás natural em Minas Gerais não será impactado com o reajuste do gás anunciado recentemente pela Petrobras. A GASMIG, congelou o preço do gás residencial até fevereiro de 2022. Em Poços de Caldas quase 3 mil residências serão contempladas com a medida.
Na última segunda-feira, 5, a Petrobras anunciou um aumento de 39% no custo do gás natural a partir do dia 1º de maio. A GASMIG corrige a tarifa do gás residencial anualmente, mas mesmo com esta alta expressiva do custo, vai manter o preço congelado para manter a confiança e dar estabilidade ao consumidor.
A medida vai beneficiar 2.918 consumidores residenciais de Poços de Caldas, que pagam em média cerca de R$ 35,00 por mês pelo consumo, levando-se em consideração uma unidade padrão com três quartos.
Além consumidores residenciais, a GASMIG atende ainda 1 posto de combustível, 188 estabelecimentos comerciais e 13 industrias em Poços de Caldas. Para estes segmentos, como o repasse está sendo estudado.
O presidente da Gasmig, Pedro Magalhães, trabalha para amenizar o impacto para o consumidor. “Esse repasse é um contrato que a empresa tem com a Petrobras. Tem alguns estados que têm algum contrato mais antigo, que é o caso de São Paulo, que consegue até vender um gás mais barato do que Minas. Nós não temos jeito de fazer nada a não ser repassar, mas nós vamos tentar ver se a gente acha um caminho para amortecer um pouco para os consumidores”.
Preço do gás natural veicular também sofreu congelamento
Recentemente a Gasmig anunciou o congelamento do preço do Gás Veicular por 90 dias, até 03/06/2021, e está também estudando o que vai poder fazer para diminuir o impacto deste aumento, mas o executivo da Companhia garante que o reajuste para o setor será menor.
O impacto dos reajustes no custo do gás já era uma preocupação no estado. Recentemente Magalhães se reuniu, na FIEMG, com o Subsecretario de Desenvolvimento Regional de MG, Fernando Passalio, com o Presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi, que é o Presidente do Conselho da Gasmig, e o Presidente da FIEMG, Flavio Roscoe, onde foram debatidas medidas para tentar diminuir o impacto deste aumento e criar uma política de gás para o futuro, com o objetivo de o preço do gás ser menor e automaticamente aumentar a base de consumidores em Minas.
O gás natural traz diversos benefícios para o consumidor, por ser encanado, dispensa o botijão e tem menor risco de explosão, além de ser menos poluente e o preço ser mais competitivo. Um apartamento padrão, de 3 quartos, tem uma conta média de gás da Gasmig no valor de R$ 35,00 reais por mês.
Além da política de preço, a Gasmig trabalha para manter a qualidade e a segurança no atendimento ao cliente.
Os gasistas, profissionais que realizam a conversão do condomínio para o gás natural, estão instruídos a seguir as ações de prevenção definidas pelos órgãos de saúde, para reduzir qualquer chance de disseminação do vírus aos moradores ou de contágio dos próprios profissionais.
Além dos equipamentos de proteção individual necessários nas suas atividades rotineiras, os gasistas estão utilizando unidades adicionais como máscaras e protetores de pé. Cada profissional tem a sua garrafinha de álcool em gel 70% para fazer a esterilização de suas mãos, ao entrar na unidade e ao sair dela também. Eles também estão orientados quanto ao uso de máscara de acrílico e avental quando necessário.