Prefeitura sofre tentativa de ataque cibernético no ambiente digital

Poços de Caldas (MG) – O sistema digital da Prefeitura de Poços de Caldas (MG) foi alvo de uma tentativa de ataque cibernético na noite desta segunda-feira, 15, no ambiente digital.
A invasão foi identificada pela equipe do Centro de Processamentos de Dados (CPD) e imediatamente foram acionados os protocolos de segurança, com apoio da empresa responsável pela tecnologia da informação, incluindo a suspensão preventiva do site institucional e o bloqueio temporário de acessos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), as análises técnicas confirmaram que não houve comprometimento, vazamento ou acesso indevido a dados ou sistemas da Prefeitura.
O invasor se limitou em alterar uma imagem em uma única página do Portal do Cidadão, sem impacto nos demais serviços.
Todos os sistemas já foram restabelecidos e operam normalmente. A Administração Municipal registrará boletim de ocorrência para apuração dos fatos e adoção das medidas legais cabíveis.
Invasão
Em outubro de 2023 o sistema digital da Prefeitura foi invadido por hackers que exigiram o pagamento de R$ 15 milhões para o resgate dos dados.
O sistema voltou ao normal após a empresa responsável pelo sistema recuperar os dados em um HD de segurança. A memória central foi realimentada com os dados que existiam no backup.
A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar o crime cibernético.





