Meio AmbientePolítica

Preservação do Meio Ambiente: Câmara discute hoje o uso de sacolas plásticas

Atendendo a um requerimento dos vereadores Lígia Podestá (DEM) e Ricardo Sabino (PSDB), a Câmara de Poços realiza nesta quarta-feira, 24, a partir das 17h uma audiência pública para discutir o tema “Sacolas plásticas: plásticos de um único uso e os problemas que acarretam ao meio ambiente”.

Além do debate sobre a poluição e contaminação das águas e do solo, abordando a necessidade de conscientização a respeito do uso indiscriminado das sacolas e plásticos em geral, a audiência tem a finalidade de apresentar o projeto de lei n. 65/2018.

As Comissões já analisam um projeto de lei que proíbe a venda e distribuição gratuita das sacolas em Poços

A matéria está em tramitação nas comissões permanentes e proíbe a distribuição gratuita ou venda de sacolas plásticas descartáveis, composta por polietilenos, polipropilenos e similares, a consumidores para o acondicionamento e transporte de mercadorias adquiridas em estabelecimentos comerciais no município.

O projeto em análise pelo Legislativo é de autoria da vereadora Lígia Podestá. De acordo com a proposta, os estabelecimentos comerciais devem estimular o uso de sacolas reutilizáveis ou retornáveis, ou seja, aquelas confeccionadas com materiais provenientes de fontes renováveis de energia, como o bioplástico, e deverão ser confeccionadas nas cores verdes, para resíduos recicláveis, e cinza, para outros rejeitos, de forma a auxiliar o consumidor na separação dos resíduos e facilitar a identificação para as respectivas coletas de lixo.

Segundo a parlamentar, o objetivo é aumentar a discussão e conscientização sobre o tema, enfatizando os danos causados ao meio ambiente. “Precisamos pensar em alternativas para substituir o uso dos plásticos e despertar uma consciência ecológica na população por inúmeros motivos, pela contaminação do solo, das águas e pelo fato de já termos a presença do microplástico na cadeia alimentar humana. Espero que todos se sensibilizem com relação a essa questão”, ressalta.

O debate será transmitido pela Internet no Portal da Câmara e nas páginas do Legislativo no Facebook e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.