Primeira poços-caldense é vacinada contra a Covid-19: “É só gratidão!”
Poços de Caldas recebeu, por volta das 11h desta quarta-feira, 20 de janeiro de 2021, as 2.568 doses da Coronavac, a vacina contra a Covid-19 disponibilizada pelo Instituto Butantã e distribuída pelo Ministério da Saúde. Na Policlínica Central, foi montado um esquema de segurança para o recebimento do primeiro lote de imunizantes.
Duas servidoras da área da Saúde foram escolhidas para representar os demais profissionais, que serão os primeiros a receber as doses, conforme diretrizes do Ministério da Saúde. A primeira poços-caldense a ser vacinada contra o novo coronavírus foi a técnica de enfermagem Wilmara Martins de Araújo Pacete, de 45 anos.
“É inexplicável, é só gratidão. É um marco que ficou como profissional e como ser humano”, celebrou Wilmara, que atua há 26 anos no setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde. “É uma vacina de vírus inativado, tranquila como a Influenza, não tem dor. Eu me sinto protegida, mas a gente sabe que deve continuar tomando todos os cuidados”, destacou a profissional, que fez questão de ressaltar que medidas como o distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos devem continuar até que todos possam receber a vacina. A servidora Helena Maria da Silva Alves, de 62 anos, também já recebeu a dose da Coronavac.
O prefeito Sérgio Azevedo, o vice-prefeito Júlio César Freitas, o Tio Júlio, o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Heitor, secretários municipais e vereadores prestigiaram o momento tão aguardado por todos.
Imunização em Poços
A coordenação da Vigilância Epidemiológica de Poços de Caldas, Juliana Loro, informou que as doses recebidas serão destinadas para os profissionais de Saúde que atuam na linha de frente do enfrentamento da Covid-19 e, neste momento, NÃO serão disponibilizadas nas salas de vacina.
“É uma grande emoção, graças a Deus este momento está acontecendo”, comemorou a coordenadora. “Fizemos uma reunião ontem com todos os órgãos de urgência e emergência de Poços de Caldas, da rede pública e privada, quando ficou definido que as vacinas serão para o pessoal de linha de frente: UTI, Pronto Atendimento e alas de Covid. Vamos vacinar também (os profissionais) do pronto atendimento de UPA, Hospital Margarita Morales, Hospital de Campanha e SAMU”, informou.
Ela disse, ainda, que serão atendidas Instituições de Longa Permanência para Idosos (asilos). “Isso foi o que foi preconizado pelo Ministério da Saúde, estamos seguindo as diretrizes, então, neste momento, as vacinas não vão para as salas. Os hospitais nos forneceram uma lista desses profissionais que têm que receber (a vacina) imediatamente. Então, essa semana faremos todos os hospitais e pretendemos, até no máximo terça-feira, vacinar todos os profissionais do município”, completou.