Ministério Publico

Procon-MG realiza oficina sobre educação financeira para consumidores superendividados

O Procon-MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), realizou no dia 28 de setembro, em parceria com a Faculdade Milton Campos, a Oficina de Educação Financeira para os consumidores do Programa de Atendimento ao Superendividado (PAS).

Durante a oficina foram abordados os seguintes assuntos: a relevância do planejamento financeiro, a adoção de hábitos de consumo consciente, os preços de produtos e serviços, os juros, as formas de parcelamentos e os meios de economizar, entre outros. A reflexão despertada a partir dos temas abordados, as dinâmicas da ação educacional e todo conhecimento compartilhado podem ajudar a população atendida a planejar e conduzir melhor a vida financeira, a tomar decisões mais autônomas e conscientes.

BH - oficina educacao financeira.jpeg

A oficina foi conduzida pelo coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis e professor da área de finanças da Faculdade Milton Campos, Antônio Marcos Souza, que destacou, para os participantes da ação, que o PAS é “uma fonte importante de ajuda para a solução dos problemas de quem está na situação de endividamento”. O coordenador ainda ressaltou que os consumidores são copartícipes do processo em que estão inseridos.

Um dos destaques da oficina foi o momento em que os participantes elaboraram o planejamento financeiro com novas perspectivas para economizar. Uma consumidora pontuou que se sentia mais segura e mais confiante com o apoio do programa, outro participante destacou que, após passar pelos atendimentos psicológicos, estava mais tranquilo para dar conta das dívidas e negociar.

O Programa de Atendimento ao Superendividado (PAS) é uma parceria entre o MPMG, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a Defensoria Pública mineira, a Prefeitura de Belo Horizonte e a Faculdade Milton Campos. Trata-se de um serviço gratuito com o objetivo de acolher e atender os consumidores superendividados a fim de que organizem e recuperem seu crédito, para que reassumam o próprio controle financeiro quitando as dívidas sem comprometer o mínimo existencial. Esse programa é finalista do Prêmio CNMP 2023 na categoria “Diálogo com a sociedade”, selecionado a partir de uma lista de 586 projetos das unidades e ramos do Ministério Público brasileiro.

Para mais informações sobre o PAS, clique aqui.

Fonte: Ministério Publico MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.