Produção de vinhos finos em Caldas é referência no País
A produção de vinhos finos e espumantes de qualidade está sendo potencializada em Minas Gerais. O trabalho vem sendo desenvolvido no município vizinho, em Caldas, por meio da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). Em parceria com os produtores, a Epamig disponibiliza mudas de qualidade, tecnologias de manejo, suporte técnico capacitado e a infraestrutura de uma vinícola experimental para o processamento das uvas e a produção de vinhos.
No local, são produzidas mudas enxertadas de alta qualidade de uva, que são comercializadas para produtores de diversos estados. “Vendemos nossas mudas para o Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, entre outros. A procura por uvas para produção de vinhos vem crescendo a cada ano, mas a demanda por uvas de mesa e de suco ainda é responsável pela maior parte das vendas”, diz o gerente do Campo Experimental da Epamig, Paulo Romão.
A expectativa de produção para 2016 é de 45 mil mudas, dos tipos Niágara Rosada, Niágara Branca, Bordo, Syrah, Chardonnay, Sauvignon Blanc e Merlot. Comercializadas sempre no segundo semestre do ano, as mudas começam a ser plantadas entre os meses de novembro e dezembro. Elas são certificadas pelo Ministério da Agricultura e pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
Segundo o técnico em agropecuária do Campo Experimental de Caldas, Daniel Rodrigues, o diferencial das mudas é que a Epamig utiliza a enxertia de mesa, técnica europeia usada pelos maiores países produtores de vinho. “A forma como produzimos a muda influencia diretamente sua qualidade. Existe todo um cuidado envolvido, com o modo de corte das plantas, que é feito por uma máquina,com o tamanho das estacas, a hidratação, enfim, tudo é observado. Utilizamos ainda uma parafina importada, que facilita que o enxerto brote”, conta Daniel.
Vinícola experimental é pioneira na região
O Campo Experimental da Epamig em Caldas abriga a única adega enológica experimental do Sudeste do Brasil. Criada em 1936 e ligada ao Ministério da Agricultura, a unidade foi, ao lado das estações experimentais de Caxias do Sul (RS) e Jundiaí (SP), um dos três primeiros centros de pesquisa especializados em uva e vinho do país.
Os espumantes processados na vinícola experimental são feitos pelo tradicional método francês denominado Champenoise. Segundo a enóloga da Epamig, Isabela Peregrino, o processo de estabilização dos vinhos varia de acordo com o tipo desejado da bebida. A unidade tem capacidade para produzir vinho branco, tinto e espumante. Em geral, o processo leva um ano, desde o processamento da uva até o engarrafamento.
A vinícola, que completa 80 anos este ano, funciona como um teste final de desempenho da pesquisa do campo. O vinho produzido pela Epamig, dos tipos Bordo e Syrah, é comercializado no próprio Campo Experimental, com o rótulo da Empresa.
Prezado Rony, sou um apreciador de vinhos, tentando fornecer informações sobre o mercado nacional. E com a possível chegada dos vinhos finos mineiros, será fantástico, pois experimentei o syrah do Murillo e adorei! Por isso, estou ansioso para saber quando poderemos degustar esse vinhos. Portanto, teria novas informações sobre isso? Aonde posso encontrá-los? Aguardo.
Obrigado!
Fernando Chagas
Email: flchagas.flc@gmail.com
Blog: senhordosvinhos.com
Olá Fernando,
Você pode entrar em contato com o Núcleo da Uva e do Vinho da Epamig em Caldas
O Núcleo fica na Avenida Santa Cruz, 500 – Bairro Santa Cruz – Caldas – Cep – 37.780-000
Caixa Postal – 33
Telefone: (35) 3735-1101
E-mail: cecd@epamig.br
Obrigado por acessar nossas reportagens. Boa sorte.
Abs
Roni
Ainda existe o vinho em lata em Caldas
José Antonio, acredito que sim.. já faz tempo que vi uma. Vamos procurar saber e depois te informo. Mas os vinhos continuam sendo ótimos e premiados. abs
Bom dia onde posso encontrar seus vinhos em B.H
Em B.H onde posso encontrar seus vinhos
Olá Arthur
Você pode entrar em contato com o Núcleo da Uva e do Vinho da Epamig em Caldas
O Núcleo fica na Avenida Santa Cruz, 500 – Bairro Santa Cruz – Caldas – Cep – 37.780-000
Caixa Postal – 33
Telefone: (35) 3735-1101
E-mail: cecd@epamig.br
Obrigado por acessar nossas reportagens. Boa sorte.
Abs
Roni
Estarei em poços de caldas neste fim de semana. Já tomei esse vinho no RJ e gostaria de conhecer e adquirir outros. Como localizo seus produtos? Podemos visitar?
Att,
Marcelo Garcia